Na última sexta-feira (25/10), 16 mulheres atendidas pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) de Itaboraí, concluíram a oficina de qualificação em designer de sobrancelhas, recebendo seus certificados em uma cerimônia marcada pela conquista de novas possibilidades de autonomia.
A oficina, geralmente oferecida nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), foi realizada integralmente no CEAM, que se destacou como um espaço de acolhimento e integração para essas participantes.
Além disso, leia também:
Transição de governo de Rio Bonito começa nesta terça-feira
A gestora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Karine Tavares destacou a importância desse momento para essas mulheres e para toda a equipe envolvida.
“Para nós esse momento é um marco! Mulheres que chegaram ao CEAM buscando o mínimo para sua sobrevivência, que era proteção, saem hoje com autoestima, autonomia e liberdade! É isso que a geração de renda provoca e é isso que estamos oferecendo”, afirmou a gestora.
A iniciativa incluiu aulas teóricas e práticas, além de um workshop específico, proporcionando uma formação completa e abrindo oportunidades de geração de renda para este grupo de mulheres. Com qualificação profissional, elas ganham um recurso valioso para conquistar independência financeira, fortalecendo sua autoestima e segurança.
O CEAM atua como um importante pilar de apoio a mulheres em situação de violência, oferecendo acompanhamento psicológico, social e jurídico, além de orientações e encaminhamentos para outros serviços da rede de atendimento. Além de atuar nas áreas de saúde, educação, assistência social, segurança pública e justiça, o CEAM é responsável por elaborar e implementar políticas públicas com perspectiva de gênero, assegurando às mulheres o pleno exercício de seus direitos e cidadania.
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.
Crédito: Semcom Itaboraí