Com o objetivo de conhecerem o Projeto de Implantação do “Trem de Turismo” de Silva Jardim, para apresentá-lo ao governador Cláudio Castro, os assessores de Gabinete do Governo do Estado do Rio, Lacy Camargo e Cléber Nunes fizeram uma visita técnica ao Município, no último dia 07/01. Eles foram recebidos pelo incentivador de Projetos de Desenvolvimentos Sustentáveis Jocenildo de Andrade, o jornalista Evaldo Peclat Nascimento (responsáveis pela elaboração e redação do projeto) e a influenciadora digital e divulgadora Sabrina Cardoso. Estiveram nas antigas estações ferroviárias do Centro da cidade (ponto de partida do futuro passeio), que terá cerca de oito quilômetros, e da localidade de Engenhoca, que será o destino final, próximo à Lagoa de Juturnaíba.
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Os assessores ficaram entusiasmados com a viabilidade do projeto e irão expô-lo às Secretarias estaduais e setores pertinentes, a fim de saber no que o Estado poderá apoiar. “Avaliamos que a implantação do Trem de Turismo poderá ser a responsável pelo desenvolvimento de outras iniciativas turísticas e de desenvolvimento sustentáveis para o município, as quais promoverão emprego e renda para ele”, afirmaram os assessores. Eles também estiveram na própria lagoa de Juturnaíba, onde ficaram encantados com a exuberante beleza natural e o seu potencial turístico e esportivo, além da gastronomia oferecida por restaurantes locais.
A lagoa, por sinal, também está no roteiro turístico previsto para o passeio no “trem de turismo”, fazendo parte de um trajeto integrado entre a localidade de Engenhoca e o povoado. Ainda na lagoa, os visitantes deverão conhecer a antiga e histórica estação ferroviária, que deverá ser transformada num museu/centro cultural e ponto de comercialização de “souvenirs”. Além disso, há o projeto de construção de um “píer” junto a ela que poderá servir para ancoragem de embarcações e ponto de largada para provas esportivas aquáticas.
O PROJETO DO ‘TREM DE TURISMO’
O projeto do “Trem de Turismo” tem o objetivo, ainda, de oferecer aos turistas e à população em geral um interessante, educativo e bonito passeio que ligará o Centro da cidade à lagoa de Juturnaíba passando por dentro de fazendas de cultivo de seringueiras e cacaueiros, além de criação de gado. No trajeto, os participantes também poderão observar pássaros, aves e plantas da rica fauna e flora local remanescente da Mata Atlântica. Na lagoa de Juturnaíba, os visitantes poderão participar de passeios de barcos e degustação de produtos da gastronomia local, como os peixes tucunaré e traíra, por exemplo. Além de também observarem animais da fauna local e do entorno como capivara, jacarés, lontras, garças e siriemas. Assim como da exuberante e diversificada flora daquele bioma.
Futuramente, também há um projeto para criar uma passagem (escada) de peixes na barragem de Juturnaíba A qual poderá ser utilizada, ainda, como espaço para navegação na parte do rio São João que liga a lagoa ao distrito casimirense de Barra de São João, aumentando, assim, o percurso do passeio no roteiro turístico hidroviário de Silva Jardim.
Como é um projeto preocupado e voltado para a ecologia, ele prevê a utilização de uma locomotiva movida a etanol (de primeira e/ou segunda gerações), biodiesel ou mesmo hidrogênio, a médio e longo prazos. O incentivador Jocenildo de Andrade já está em contato com instituições como a Associação Nacional dos Engenheiros Ferroviários, a VLI e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt) a fim de conseguir a máquina a ser utilizada e prestarem o suporte necessário ao projeto. Recentemente, representantes da Associação dos Engenheiros Ferroviários estiveram no Município para conhecerem as condições atuais do trecho pretendido e proporem a elaboração de um estudo técnico para a realização das obras necessárias à recuperação dele a fim de que o projeto possa ser implantado.
Recentemente, também, a Prefeitura de Silva Jardim enviou ofício à Ferrovia Centro Atlântica (FCA), detentora da concessão do trecho da linha férrea pretendido para o projeto, solicitando que a concessionária passe para a Municipalidade o controle sobre o referido trecho. Isso foi possível depois que a FCA manifestou, em Audiência Pública realizada no Rio de Janeiro há alguns meses, o desejo de abrir mão do percurso e passá-lo ao Poder Público local mediante manifestação de interesse do mesmo, o que é o caso do Município.
Crédito: Por: Evaldo Peclat Nascimento
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