O novo boletim médico divulgado pelo Vaticano nesta segunda-feira aponta que o Papa Francisco teve um quadro de infecção polimicrobiana das vias respiratórias. A enfermidade classifica a situação do Pontífice argentino como “um quadro clínico complexo”. Francisco foi internado no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, devido a um ataque contínuo de bronquite, na semana passada.
Leia também: Menina de 7 anos baleada pela mãe morre após cinco dias internada
“Os resultados dos exames realizados nos últimos dias e hoje mostram uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias, o que determinou uma nova alteração no tratamento. Todos os exames realizados até o momento indicam um quadro clínico complexo, que exigirá uma internação hospitalar adequada”, diz o boletim divulgado pela Vatican News.
No domingo, o perfil do Papa na rede social X publicou a seguinte mensagem: “Obrigado pelo carinho, pela oração e pela proximidade com que vocês estão me acompanhando nestes dias”
O sumo Pontífice, de 88 anos, que está com bronquite desde a semana passada, precisou abrir mão de ler seu discurso durante sua audiência geral semanal no meio da semana.
Nos últimos anos, o Papa tem mostrado uma saúde debilitada, com problemas no quadril, dores no joelho, operações e infecções respiratórias, e sofreu vários alertas, o que não o impediu de manter uma agenda intensa de compromissos.
Francisco, que se submeteu a uma extração parcial de um pulmão na juventude, já tinha sofrido dois episódios de bronquite em 2023, um dos quais o obrigou a cancelar uma visita a Dubai para participar da COP28, a conferência das Nações Unidas sobre o clima.
O líder da Igreja Católica se desloca desde 2022 em cadeira de rodas, devido a dores persistentes em um dos joelhos e precisa se apoiar em uma bengala nas poucas ocasiões em que fica de pé. Recentemente, passou a usar um aparelho auditivo.

Crédito: Extra com AFP— Vaticano
Siga nossas redes sociais.
5kzA065Vgbp
idmenZoznUP
J8ivoZUb4oR
iJyMQlCRQPB
w2f69raifX1
n85JX6mjUNp
cwyvwdGhzHI
Vp9DHnTrLpL
Qj4CcNHml5i
qFSola8xeil
HLGq2EOtpQu
3Xj0LmMlRY9
tKXpV0kjuTW
lLTIQN98TWk
KFEX8OIF78z
mOcCy2O7FYj
klLhFW8WrTh
CpnzCUWr2Ex
cRJCSbg2DIU
SeA7wdDPMwn
5Ao9BF6L9VG
Mlrf2Ks4AGe
iiNtWeSxHes
1iph8YFmf1f
gD4xy2fZMs9
ZqYaHShSstn
lOdefwTMxlk
SyjBzhb7i80
UmLMXgTGHWe
TzDw6XgiSYG
AMlS16RauLo
S2rtiGLXOqJ
I98qldEB1HD
Rifvogf7JgK
vuBRPnWsoyN