Nesta segunda-feira (28), alguns países da Europa foram atingidos por uma queda de energia. Na Espanha, o apagão provocou um estado de emergência nacional, serviços de transporte, telefonia e outros foram afetados. Entre as nações com regiões atingidas estão Portugal, França, Alemanha, Países Baixos e Suécia. Ainda não se tem certeza do que pode ter provocado a perda de eletricidade.
O Ministério do Interior da Espanha decretou, nesta tarde, estado de emergência às regiões que solicitarem ajuda nacional, Madri, Andaluzia e Extremadura são algumas que já fizeram o pedido.
Diversos serviços foram afetados, como de transporte, em Madri, capital espanhola, semáforos pararam de funcionar, o que causou nós no trânsito. Além disso, aeroportos, metrôs e trens também tiveram problemas.
Por volta de 12h30, no horário de Brasília, a rede de energia elétrica da Espanha informou que o fornecimento havia sido normalizado em áreas da Catalunha, Aragão, País Basco, Galícia, Astúrias, Navarra, Castela e Leão, Extremadura e Andaluzia.
Nos mercados de cidades da Espanha e Portugal houve tumulto, já que moradores tentaram estocar bebidas e alimentos temendo que o problema persista por muito tempo.
O motivo da queda de energia ainda é investigado, mas segundo o primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, não há indícios de um ataque cibernético. De acordo com o governo espanhol, a causa da queda de energia ainda está sendo investigada. “O governo está trabalhando para determinar a origem e o impacto deste incidente e está dedicando todos os recursos para resolvê-lo o mais rápido possível”.
Leia também: Governo do Estado divulga esquema de segurança para show de Lady Gaga no RJ
*Com informações do G1.
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.