O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) iniciou, nesta terça-feira (13/05), uma investigação sobre a existência de organização criminosa e desvios de recursos públicos na gestão da ex-prefeita de Saquarema. Cerca de 30 mandados de busca e apreensão foram expedidos durante esta fase da operação.
O objetivo da apuração é reunir provas para o Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado pela Procuradoria-Geral de Justiça, que investiga crimes de organização criminosa e peculato, supostamente cometidos durante a gestão da ex-prefeita de Saquarema.
A pedido do MPRJ, 30 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a 20 pessoas físicas e 10 jurídicas nos municípios de Saquarema, Maricá, Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro e São João de Meriti pelo Terceiro Grupo de Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
O procurador-geral de Justiça, Antônio José Campos Moreira, explicou a investigação. “Estamos falando de contratos que, juntos, superam R$ 326 milhões, alguns com sobrepreço já constatado pelo Tribunal de Contas do Estado. Onde houver sinais de fraudes e enriquecimento ilícito com recursos públicos, o Ministério Público vai atuar com rigor. É isso que a sociedade espera de nós — e é isso que estamos fazendo”.
A Operação Conexões conta com o apoio de agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e de oficiais de Justiça do TJRJ. Os nomes de todos os investigados e demais detalhes da operação não foram divulgados no momento, por estarem sob sigilo.
Leia também: Maricá anuncia Milton Cunha como reitor da primeira universidade dedicada ao Carnaval
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.