Nesta terça-feira (20), duas marcas de azeite tiveram sua produção e venda proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida foi publicada no Diário Oficial e foi tomada depois de denúncias do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) sobre a origem dos produtos e outras irregularidades.
A decisão afeta a fabricação, distribuição, comercialização, propaganda e uso dos azeites.
As duas marcas de azeite denunciadas são Alonso e Quintas D’Oliveira, que em 2024, já haviam tido lotes apreendidos pelo Mapa. Na ocasião, o Ministério informou que os produtos poderiam oferecer perigo à saúde dos consumidores.
Na denúncia do Mapa, além da origem dos materiais da produção dos azeites, outros fatores foram considerados irregulares como:
-Não seguiam padrões legais de rotulagem;
-Não seguiam as exigências sanitárias para as suas instalações;
-Não eram licenciadas junto à autoridade sanitária competente ou possuíam registro junto ao Ministério da Saúde.

Leia também: Moto furtada em São Pedro da Aldeia é recuperada pela Guarda de Silva Jardim
*Com informações do G1.
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.