Cidades comandadas pelo 35º Batalhão da Polícia Militar (BPM) tiveram redução de 47% no roubo de veículos no mês de junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, aponta o Instituto de Segurança Pública (ISP) do Estado do Rio de Janeiro. O 35º BPM é a unidade responsável pelo policiamento ostensivo nos municípios de Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim.
Além disso, leia também:
PM de Itaboraí prende homem acusado de tráfico e apreende grande quantidade de drogas
Ainda de acordo com o órgão, o roubo de veículos atingiu a menor taxa desde 2011, considerado o primeiro semestre de 2025. Mas não é apenas esse tipo de crime que obteve redução dos índices, o roubo de rua e a estabelecimento comercial foi o mais baixo dos últimos 22 anos
Confira abaixo outros índices de criminalidade que tiveram redução no primeiro semestre de deste ano em relação ao mesmo período de 2024:
- Roubo a residência – redução de 20%
- Letalidade violenta – redução de 8%
Para obtenção desses números, o comando do 35º Batalhão aponta algumas ações adotadas:
- Identificação e patrulhamento com foco em pontos de ônibus e locais de grande circulação de transeuntes.
- Atuação com suporte de dados colhidos e fornecidos pela P/2 da unidade.
- Aumento das operações de revista e abordagem em locais estratégicos de maiores incidências criminais, principalmente no horário noturno.
- Direcionamento das ações de presença, voltadas a coibir roubos e transmitir sensação de segurança nas rodovias BR-101, BR-493, RJ-104 e RJ-114.
- Monitoramento diário dos roubos de cargas na área de policiamento do 35° BPM.
- Intensificação das operações de vasculhamento e busca de captura em comunidades da região.
- Ações semanais de retirada de barricadas em comunidades da região.
- Acompanhamento das letalidades violentas com o objetivo de ações de cunho preventivo.

O comandante do Batalhão, tenente coronel Júlio César Castro, pontua que apesar dos bons índices, o monitoramento dos dados é importante. Ele ainda destaca o município de Rio Bonito por conta do reforço que recebeu do Estado para aumentar a segurança.
“Mesmo diante dos excelentes resultados alcançados nesse primeiro semestre, o comando do 35° Batalhão segue acompanhando de perto todos os indicadores criminais. Especificamente em relação a Rio Bonito, a companhia que cobre o município recebeu um importante reforço logístico e de pessoal. No mês de junho, a 3ª Cia (Rio Bonito) recebeu o aporte de três novas viaturas e 11 do Regime Adicional de Serviço (RAS)”, analisa o comandante.
Por Lívia Louzada
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.