O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, e o presidente da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo -, Marcelo Freixo, se reuniram na última terça-feira (15) com o objetivo de traçar ideias para promover Maricá para o mundo e atrair o turismo internacional. Outras duas iniciativas debatidas na reunião foram: oferecer o Aeroporto de Maricá como uma alternativa ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, e ainda o apoio da Embratur à criação da Film Commission de Maricá, iniciativa da Empresa de Cultura e Turismo da cidade.
Além disso, leia também:
Em Portugal, Quaquá anuncia criação do Museu da Contribuição Africana ao Brasil
“Queremos trazer o mundo para conhecer as belezas naturais e as atrações do nosso país chamado Maricá”, disse Quaquá.
De acordo com o prefeito de Maricá, a cidade tem se preparado em vários segmentos para receber visitantes vindos de outros países.
“O investimento que Maricá está fazendo no turismo é muito grande e a gente sabe que é um grande destino, um grande potencial turístico que a gente tem ali no Brasil. Estamos confiantes de que nossa estratégia vai dar certo com base nos resultados do governo Lula e aqui da Embratur, em relação ao crescimento do turismo do Brasil, que são espetaculares. Nós queremos pegar um pouco na aba do conhecimento e da tecnologia que a Agência vem desenvolvendo para poder trazer os turistas para Maricá”, afirmou.
Na visão do presidente da Embratur, a cidade tem um importante potencial de se tornar um atrativo de destaque, pois reúne paisagens, praias, cachoeiras e atrações culturais.
“Só este ano, o Rio de Janeiro já recebeu mais de 1,1 milhão de turistas estrangeiros. Para se ter uma ideia desses números, em 2023 todo, foram 1,5 milhão de chegadas no estado. Por isso, acredito que Maricá pode ser mais uma alternativa de atração desses turistas”, afirmou.
Também presente na reunião, o secretário de Cultura e Turismo de Maricá, Antônio Grassi, enfatizou que um dos atrativos que estão tendo investimentos no município é o audiovisual, mas em duas frentes, uma em relação à participação dos turistas em eventos, e outra na divulgação do lugar como cenário para produções.
“Estamos lançando a MARÉ (Maricá, arte, roteiros e experiências). Por meio deles, teremos uma série de agendas, como festivais de música, literatura, cinema etc. Estamos preparando muitos atrativos para a nossa cidade e acreditamos que, com a parceria da Embratur, vamos conseguir atrair público de muitos lugares. Além disso, temos um potencial enorme de ser cenário de produções culturais. Também queremos focar nisso”, afirmou.
Marcelo Freixo colocou a Agência à disposição para auxiliar no estudo dos dados e na elaboração da estratégia de divulgação de Maricá como destino internacional em feiras e eventos.

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
Cappadocia day trip Lily C. ★★★★★ Eco-conscious travelers: Their plastic-free policy is real! Refillable water stations everywhere. Carbon-neutral balloon flights too! https://www.flexsocialbox.com/read-blog/43545
Cappadocia sunrise balloon flight Isabella R. ★★★★★ Gluten-free travelers: Special menus at every meal! Even GF simit at breakfast. Felt truly cared for. https://naya.social/read-blog/11640