Jair Bolsonaro é alvo de operação da PF e terá que usar tornozeleira eletrônica

às
Screenshot_2
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta sexta-feira (18). Os agentes recolheram materiais nas residências e na sede do Partido Liberal (PL) em Brasília. A operação, autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, implementa medidas cautelares, como uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar entre 19h e 7h (inclusive fins de semana), proibição de acesso às redes sociais, de contato com embaixadores e diplomatas estrangeiros, e de comunicação com investigados no mesmo processo — entre eles, seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro.

Além disso, leia também:

Alexandre de Moraes derruba decreto do Congresso e restabelece aumento do IOF

A investigação decorre de um processo instaurado no STF envolvendo Bolsonaro e outras pessoas. Em nota oficial, a PF confirmou a apreensão de valores em espécie – inclusive cerca de US$ 14 mil –, de celulares e de um pen drive, que agora serão submetidos à perícia.

Resumo das medidas cautelares aplicadas:

  • Uso de tornozeleira eletrônica
  • Recolhimento domiciliar noturno (19h às 7h), inclusive aos fins de semana
  • Proibição de uso de redes sociais
  • Proibição de contato com embaixadas, diplomatas e outros investigados
  • Impossibilidade de falar com Eduardo Bolsonaro

Defesa de Bolsonaro reage com “surpresa e indignação”

A defesa do ex-presidente divulgou nota reprovando as medidas: “recebeu com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário. A defesa irá se manifestar oportunamente, após conhecer a decisão judicial”. O senador Flávio Bolsonaro, também filho de Jair, declarou no X que acusações de abuso de autoridade por parte de Moraes, afirmando que as restrições representam “ódio” e uma “humilhação proposital”.

Contexto político e repercussão

A operação ocorre em meio à crescente tensão entre Brasil e Estados Unidos, impulsionada por ameaças de aumento tarifário dos EUA atribuídas à suposta “caça às bruxas” contra Bolsonaro e suas alianças internacionais. O deputado Eduardo Bolsonaro ilustrou essas tensões em post em inglês, em que destacou as medidas impostas pelo STF, incluindo a proibição de falar com ele e outros investigados.

O que esperar agora

Após a instalação da tornozeleira, a PF e o STF devem acompanhar o cumprimento das medidas até o julgamento do caso que envolve Bolsonaro e a suposta trama golpista,  cujo desfecho pode resultar em pena de detenção. Nesta fase, as próximas movimentações dependerão dos autos do processo e de eventuais recursos apresentados pela defesa.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Desta vez, o projeto chega ao 2º distrito da cidade, em Boa Esperança, no Ambulatório Municipal de Boa Esperança, o “Esperanção"
às
A homologação do processo está prevista para o dia 27 de novembro, quando todos conhecerão os eleitos.
às
Por determinação de Cláudio Castro, Rafael Picciani deve retornar ao cargo na Alerj
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Jair Bolsonaro é alvo de operação da PF e terá que usar tornozeleira eletrônica […]

Últimas Notícias