Diretor do Lona na Lua, Zeca Novais, palestra na Rio Innovation Week 

às
foto destaque site
Foto: Ascom/Lona na Lua

O fundador e diretor do Lona na Lua, Zeca Novais, teve uma missão muito importante, falar sobre o terceiro setor em uma palestra que ministrou no Rio Innovation Week – a maior conferência global de tecnologia e inovação -, no último dia 14. “Confiança é o novo capital: Filantropia baseada na confiança como força inovadora” foi o painel em que ele esteve ao lado de nomes importantes do setor, e falou sobre a realidade da filantropia contemporânea. O Lona na Lua também foi representado com uma apresentação no primeiro dia de evento. 

O convite para a palestra surgiu do Movimento Bem Maior – organização que reúne filantropos, organizações sociais e uma rede de parceiros que impulsionam a transformação sistêmica do país -, que levou para o centro do debate uma das agendas mais transformadoras da filantropia contemporânea: a filantropia baseada na confiança.

Para Zeca Novais, o exercício da palavra “confiança” pode representar um ponto de virada no terceiro setor brasileiro. “O brasileiro é um povo solidário, mas que costuma fazer doações diante de situações pontuais. Tragédias como as enchentes do Rio Grande do Sul, por exemplo, costumam mobilizar todo um país. Nossa luta é para que a cultura de doação seja recorrente, e não somente em ações pontuais. E para isso, a transparência das instituições é fundamental para que todos confiem no trabalho realizado”, pontua ele.

Além disso, leia também:

Lona na Lua apresenta o espetáculo “A Caixa que Conta”

Ao lado do diretor estavam nomes de peso do terceiro setor brasileiro, a representante do Instituto Phi, Luiza Serpa; Camilla Carvalho, representando o Instituto Phomenta e Beatriz Waclawek, mediadora da mesa e líder do Movimento Bem Maior.

Segundo os organizadores do painel, a ideia é apresentar um modelo que parte do princípio de que as lideranças sociais conhecem melhor os desafios de seus territórios e, por isso, devem receber recursos com mais autonomia, escuta e menos burocracia. O resultado disso é mais espaço para inovação social, soluções ousadas e transformações sistêmicas reais.

Com o Lona na Lua consolidado como uma das entidades mais respeitadas do Estado e também do país, Zeca exprime sua sensação em representar algo tão grande e promete que o Lona será ainda maior.

“O Lona na Lua não é mais um sonho. É uma realidade. Somos um movimento respeitado em todo o país. Órgãos públicos, imprensa e instituições que são referência no terceiro setor conhecem o trabalho realizado pelo nosso time. Particularmente, é uma honra ser porta-voz do nosso coletivo em um dos maiores eventos da América Latina. Passa um filme na cabeça. E a certeza que eu tenho é de que esse filme está bem longe do fim”.

Foto: Ascom/Lona na Lua

O evento

O Rio Innovation Week aconteceu entre os dias 12 e 15 de agosto no Pier Mauá, no Rio de Janeiro e teve a missão de conectar o futuro através da tecnologia, inovação e networking. Nesta edição, o evento reuniu 205 mil pessoas nos quatro dias e recebeu delegações de todos os estados brasileiros, além de 30 países diferentes.

Por Lívia Louzada

Siga as redes sociais do Jornal, clique aqui!

Veja também

O prefeito Rodrigo Medeiros destacou os avanços na área de segurança pública na cidade, citando Tanguá como um case de sucesso na Região Metropolitana.
às
Queda aconteceu próximo ao posto da PRF, no sentido Rio de Janeiro
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias