No último dia 26, a concessionária Águas do Rio promoveu uma solenidade no ESF da Viçosa para marcar a chegada da água tratada no bairro. A unidade foi escolhida para marcar a primeira ligação oficial da rede. Para isso, cerca de sete quilômetros de manilhas estão sendo instaladas e compõem a rede de abastecimento, que será destinada, a princípio, a cerca mil moradores, segundo a empresa.
O bairro começará a receber água tratada pela primeira vez, após décadas de dependência de fontes alternativas de abastecimento. As manilhas serão conectadas a 700 metros de adutora já instalados. A água é captada na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Rio Bonito. Com isso, mais de mil pessoas serão beneficiadas diretamente, entre moradores e comerciantes.
Para o diretor executivo da Águas do Rio, Malcom Bispo, o avanço representa muito mais que infraestrutura.
“Estamos levando saúde e dignidade para a população de Viçosa. O consumo de água sem tratamento expõe as pessoas a doenças de veiculação hídrica. Portanto, ao levarmos água tratada aos moradores da região, estamos promovendo mais qualidade de vida, protegemos vidas e preservamos o meio ambiente, pois eliminamos a necessidade de captação irregular e estimulamos o uso sustentável dos recursos naturais”, afirma.
Ainda na análise de Bispo, o impacto será sentido não apenas na saúde pública, mas também na economia e na valorização imobiliária do bairro. “Uma rede segura e eficiente abre portas para que novos empreendimentos surjam e fortaleçam o comércio local. É um investimento que gera benefícios imediatos e duradouros”, completou Malcom.
“A intervenção atende uma demanda histórica da comunidade e reafirma o compromisso de ampliar o acesso à água potável nas 27 cidades fluminenses onde a concessionária atua”, divulgou a empresa.
O prefeito Marcos Abrahão, que esteve na solenidade, destacou o crescimento do bairro e o direito da população em ter água tratada, mas pontuou que o trecho da localidade que fica do outro lado da Rodovia RJ-124 (Via Lagos), precisa de uma atenção especial.
“Todos tem percebido a quantidade de pessoas que vieram morar aqui e realizar o sonho da casa própria. Viçosa é um bairro que está em expansão e o mais importante de tudo é você ter água tratada em casa, que é o que está acontecendo agora. Temos o lado de lá da Viçosa, que é onde as pessoas vieram morar no início, e é uma área de importância social pra gente. Já conversei com a diretoria da Águas do Rio para ver se conseguimos colocar uma tarifa social lá, bem baratinha, para que possa atender aquela população também”.
A técnica de enfermagem, Karine Barbosa, que trabalha no posto de saúde de Viçosa, falou sobre a chegada da água tratada no local. “Antes, precisávamos sair do posto para buscar água em outros lugares, o que atrapalhava nossa rotina de atendimento aos pacientes. Agora, com água de qualidade aqui, ficou muito mais fácil cuidar das pessoas. Isso faz toda a diferença para a saúde da comunidade”, ressaltou.
Por Lívia Louzada
