A baliza, ação que avalia a capacidade dos motoristas para estacionar, vai deixar de ser cobrada em exames práticos de quatro estados brasileiros. Na última segunda-feira (26), São Paulo, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Espírito Santo anunciaram que os condutores serão avaliados somente por suas atuações nos percursos e comportamentos durante as provas.
Leia também: Suspeitos fazem arrastão no viaduto do Colubandê, em São Gonçalo
A mudança foi estabelecida por conta da criação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, que prevê a unificação dos padrões de avaliação veicular em todo o país. No entanto, o documento ainda não foi oficialmente divulgado, por isso os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) de cada estado podem tomar suas decisões.
Há a possibilidade de que outros estados, como o Rio de Janeiro, também adotem o fim da baliza, ao longo das próximas semanas.

Margem de erro maior
A resolução 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) também indica um aumento na margem de pontos – que desclassificam o candidato. Ao invés de 3 pontos, agora o futuro condutor vai precisar de 10 pontos para ser eliminado do exame prático. As faltas serão classificadas em quatro tipos, com pesos diferentes, são eles:
- Peso um: infração de trânsito de natureza leve;
- Peso dois: infração de trânsito de natureza média;
- Peso quatro: infração de trânsito de natureza grave;
- Peso seis: infração de trânsito de natureza gravíssima.
*Com informações da CNN Brasil e Autoesporte.
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
[…] Baliza deixa ser cobrada em exames de direção em quatro Raio atinge manifestantes em Brasília; 3 seguem internados Carro cai dentro de cratera […]
[…] Baliza deixa ser cobrada em exames de direção em quatro Raio atinge manifestantes em Brasília; 3 seguem internados Carro cai dentro de cratera […]