PM do Rio terá helicóptero de guerra para operações contra o crime

Aeronave americana deve chegar em 180 dias ao estado e vai auxiliar no combate ao crime organizado.
às
BF5A6458
Foto: Rogério Santana

PM do Rio ganhou reforço no combate ao crime organizado. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro assinou, na quarta-feira (28/1) o contrato para a compra de um helicóptero bimotor militar Black Hawk, que será empregado pela Polícia Militar em operações de segurança pública, com foco no enfrentamento ao crime organizado. A solenidade ocorreu durante a formatura de 474 novos soldados da corporação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap, Zona Oeste da capital fluminense. A expectativa do governo é que o Black Hawk entre em serviço ainda no segundo semestre de 2026.

Foto: Rogério Santana

O contrato prevê um investimento superior a R$ 70 milhões e a aeronave tem previsão de chegar ao estado em até 180 dias após a assinatura. O helicóptero, de origem norte-americana, será incorporado à frota aérea da PMERJ como um reforço tecnológico de alto desempenho para missões que exigem maior mobilidade, capacidade de transporte e proteção para as equipes em operações de risco.

O modelo adquirido é o UH-60 Black Hawk, um helicóptero militar bimotor fabricado pela empresa Sikorsky, amplamente utilizado em operações táticas e de transporte por forças armadas ao redor do mundo. O Black Hawk é projetado para operar em cenários hostis, com capacidade de alcançar velocidades superiores a 200 km/h e transportar até 15 pessoas — incluindo 11 soldados totalmente equipados e quatro tripulantes.

O modelo da imagem é usado pelo Exército Brasileiro. O governo do Rio não informou qual o modelo exato que receberá – Foto: Exército Brasileiro

Na cerimônia, Castro ressaltou o compromisso de sua gestão com investimentos na segurança pública, destacando a formação de novos policiais e a modernização dos equipamentos da corporação. O governador enfatizou que o helicóptero será uma ferramenta estratégica para fortalecer as ações da PMERJ, ampliando sua capacidade de resposta em áreas sensíveis e de difícil acesso.

Com a assinatura do contrato, o próximo passo será a logística de importação e certificação da aeronave, seguido de treinamentos operacionais para pilotos, tripulantes e equipes da PM que irão utilizar o equipamento no Rio de Janeiro.

Leia também: Guarda Municipal de Maricá prende homem em flagrante acusado de agredir a ex-sogra

Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

O hemonúcleo fica localizado ao lado do Ambulatório Loyola e vai funcionar das 8h às 13h
às
As atrações vão se concentrar na Rua Manoel João Gonçalves
às
Segundo a empresa Águas do Rio, a paralisação se trata de um reparo emergencial
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias