Tanguá inaugura Clínica-Escola do Autista e Casa do Trabalhador

às

Foi inaugurado em Tanguá, no último dia 12, dois importantes dispositivos para a cidade, a Clínica-Escola do Autista, que vai permitir que crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) possam se desenvolver a partir de atividades voltadas a eles; e a Casa do Trabalhador, um programa do governo do Estado que tem como objetivo ser a ponte entre a pessoa que procura emprego e qualificação, e o empregador. A cerimônia de inauguração da Clínica-Escola contou com a presença da primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, e do governador do estado, Cláudio Castro.

No mesmo dia, o prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros e o governador, assinaram o termo de cooperação técnica para obras na Estrada da Posse, o Convênio com a Coordenadoria do Programa Estadual de Integração na Segurança (CPROEIS), e a autorização para o início das obras do Centro de Referência da Juventude (CRJ).

Clínica-Escola do Autista

A instituição inaugurada em Tanguá é a terceira do país e especializada em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e seguirá as coordenadas da Lei Berenice Piana, que instituiu a Política Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa com TEA. O local atenderá até 100 crianças, adolescentes e jovens do município, que contarão com o tratamento de diversos profissionais, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, nutricionistas e outros.

“Hoje é um dia histórico para cidade de Tanguá. Esse é um equipamento inovador, é o terceiro do país, e a gente tem a honra de poder oferecer esse equipamento que vai atender diretamente a 100 famílias em um primeiro momento, e que a gente já trabalha com a perspectiva da expansão”, revelou Rodrigo Medeiros.

Presente na cerimônia de inauguração, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Cristiane Britto, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “Os pais e responsáveis por cuidar de pessoas com autismo aqui na cidade, agora tem, neste espaço, uma âncora, um porto seguro. Parabenizo a prefeitura de Tanguá e agradeço a toda a comunidade e à sociedade civil da cidade, por pavimentarem um caminho de esperança para todos os familiares das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, disse a ministra.

Já a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, presidente do Conselho do Programa Pátria Voluntária, enfatizou a questão do preconceito que pessoas portadoras do TEA e seus familiares sofrem. “O verdadeiro conhecimento afasta o preconceito, a discriminação e o isolamento das famílias. Uma sociedade justa só será construída com a eliminação de toda a forma de preconceito. E essa responsabilidade é de cada um de nós”, pontuou Michelle.

Pacote de investimentos

Após a inauguração da Clínica-Escola, o governador Cláudio Castro assinou o termo de serviço para a reforma e edificação do primeiro Centro de Referência da Juventude (CRJ), fora da capital do estado. “Ter um espaço como o CRJ, promovendo atividades culturais e esportivas para os nossos jovens, ajuda a abrir portas e lança um olhar de carinho para uma parcela da nossa população que merece e não pode ficar esquecida pelo poder público”, analisou o governador.

Outro investimento anunciado foi o de R$ 14 milhões para drenagem, recuperação e pavimentação da Estrada da Posse, que faz a ligação da cidade com Itaboraí e Rio Bonito, e também ajuda no escoamento das produções agrícolas, como a laranja. Será feita a recuperação do leito da estrada, com a implantação da rede de drenagem, pavimentação com asfalto, e a sinalização horizontal e vertical do local.

“Seguramente essa é a obra mais importante da história de Tanguá, na Estrada da posse. Esse é um investimento o qual o município jamais teria condições, com as suas próprias receitas. Estimamos que a licitação (para a realização das obras) aconteça ainda no mês de abril, para iniciarmos a obra no mês de maio”, disse Rodrigo.

Na sequência, foi assinado o Programa Estadual de Integração na Segurança (CPROEIS), já anunciado pelo prefeito em entrevista à FOLHA, em março. Com o convênio, o efetivo da Polícia Militar na cidade será duplicado, trazendo maior segurança para os tanguaenses.

Casa do Trabalhador

A série de assinaturas e inaugurações terminou com a lançamento da Casa do Trabalhador, um local onde diferentes profissionais como psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, fonoaudiólogos, entre outros, auxiliarão a pessoa a conseguir emprego.

Na prática, o órgão será o responsável por diversas ações em prol do trabalhador, como por exemplo o mapeamento do arranjo econômico local e das demandas da população, a realização da busca ativa por postos de trabalho, a identificação das demandas por qualificação da região, a criação de uma linha de comunicação com os municípios para que essas vagas sejam identificadas, a oferta dos serviços de orientação para o mundo do trabalho, e para atividades empreendedoras.

“O equipamento está gerando para a cidade 66 postos diretos de trabalho, que tem por missão dialogar com o setor produtivo e prospectar em cada canto da cidade, fazendo um trabalho parecido com aquele que os Agentes de Saúde fazem, andando de casa em casa, identificando onde está esse cidadão que está excluído do mercado de trabalho. O objetivo é fazer um grande inventário, e com ações como essa, associadas a todos os investimentos do governo do Estado, a gente diminuir o desequilíbrio econômico, e promover a inclusão no mercado de trabalho da população tanguaense.

 

 

Lívia Louzada

Veja também

Ministério Público do estado, Secretaria de Polícia Civil e Delegacia de Homicídios também foram oficiados
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias