1º Fórum Tanguá de Inovação Agrícola acontece no dia 11/03

às
WhatsApp Image 2025-02-26 at 10.40.28
Tradicional agricultor em Tanguá, Seu Zezé, como é popularmente conhecido, realiza a colheita manual das laranjas, mantendo a tradição e a qualidade que tornam a fruta local tão apreciada - Foto: SEJUCOM

1º Fórum Tanguá de Inovação Agrícola será sediado pela maior produtora de laranjas do estado do Rio de Janeiro, Tanguá, no próximo dia 11 de março. O evento acontecerá no Teatro Ana Maria Gac, no Centro, e contará com a presença de autoridades, pesquisadores e agricultores para discutir o futuro da citricultura na região. Entre os participantes já confirmados, destaca-se o Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda.

Reconhecida pela qualidade de suas laranjas, Tanguá recebeu, em 2022, o selo de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), resultado de pesquisas da Embrapa que comprovaram a relação entre a excelência dos frutos e as condições geográficas da região.

No entanto, o setor enfrenta desafios como pragas, doenças e dificuldades na obtenção de mudas certificadas, questões que serão amplamente debatidas no evento.

O prefeito Rodrigo Medeiros destacou a importância do fórum para o futuro da agricultura local. “Tanguá tem uma vocação natural para a produção de laranjas e precisamos investir cada vez mais em tecnologia e inovação para garantir a sustentabilidade e o crescimento do setor. Esse Fórum será um marco na construção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da nossa citricultura”.

Além disso, leia também:

Prefeitura de Tanguá inicia obras da nova Praça da Laranja, um espaço de lazer e integração para a população

Destaques do Fórum e o projeto da Biofábrica

Um dos principais temas do Fórum será a implantação de uma Biofábrica em Tanguá, com o objetivo de impulsionar a produção de mudas certificadas e fortalecer a agricultura local.

O projeto busca garantir mudas com alta qualidade genética e sanitária; criar um banco de germoplasma de variedades regionais de laranja; reduzir o uso de agrotóxicos e aumentar a produtividade e qualidade dos frutos.

A Biofábrica deverá beneficiar pequenos produtores, promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis e incentivando a renovação dos pomares.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Trabalho e Renda de Tanguá, Paulo Renato Faria, reforçou o impacto positivo que a iniciativa trará para a economia local:

“A inovação no setor agrícola é essencial para garantir maior produtividade e qualidade. Com a Biofábrica, Tanguá dará um grande passo rumo à modernização da sua citricultura, garantindo mais oportunidades para nossos produtores e fortalecendo a economia do município”.

1º Fórum Tanguá de Inovação Agrícola. 1º Fórum Tanguá de Inovação Agrícola acontece no próximo dia 11 de março no centro
Pomares de laranja em Tanguá: tradição agrícola e inovação para fortalecer a produção local – Foto: SEJUCOM

Parcerias estratégicas e programação

O Fórum contará com painéis conduzidos por representantes de instituições como Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Embrapa, Emater, Pesagro, Secretaria de Agricultura do RJ, Ministério da Agricultura, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, que abordarão temas como bioinsumos, agroecologia, fruticultura e fomento à agricultura fluminense.

O evento terá também a coparticipação da secretaria municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Veja também

“Feminicídio é um crime cruel” afirma Quaquá sobre crime em Maricá
às
Atletas de nível mundial competiram na Taça Brasil de Moutain Bike.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias