A 35ª Subseção da OAB – Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim -, promoveu o 1º Simpósio de Direito Público no último dia 27 de outubro com a presença de nomes importantes da área, como o procurador de Duque de Caxias, Fabrício Gaspar. O evento reuniu um grande público da advocacia dos três municípios. A presidente da Subseção, Karen Figueiredo, informou que por conta do sucesso do simpósio, a atualização deve ser colocada no calendário e mais edições nesse mesmo formato, mas de outras áreas, podem acontecer.
“O objetivo foi alcançado, pois tivemos dentre os participantes advogados que atuam no Direito Público, procuradores da Câmara Municipal de Rio Bonito, secretariados e vereadores de Tanguá. Ficou o gostinho de quero mais, então já estamos pensando na inclusão no nosso calendário de atualização jurídica em formato de simpósio, com mais de um palestrante, pois tivemos um feedback positivo da advocacia nesse sentido”, disse Karen.
Para melhor organização do evento, foi preciso se inscrever e pagar uma taxa para assistir as palestras. Os temas e os palestrantes prenderam a atenção do público presente. “Acordos nas Ações de Improbidade Administrativa” foi ministrada pela advogada e mestre Thais Marçal; “Constitucionalização do Direito Político-Eleitoral: Sistematização Normativa e Aspectos Prático-Jurídicos sobre as Eleições de 2024” com o professor, advogado, mestre e doutor Marcio Vieira Santos e “Lawfare à Brasileira: do Processo Penal à Ação Civil por Ato de Improbidade Administrativa”, ministrada pelo professor, advogado, mestre e procurador do município de Duque de Caxias, Fabrício Gaspar.
A presidente falou sobre alguns dos nomes que estiveram no evento e destacou o procurador Fabrício Gaspar. “Tivemos palestrantes conceituadíssimos conosco, sendo o doutor Fabrício Gaspar, autor de biografia e procurador de carreira de Duque de Caxias, além de um advogado especializado em Direito Público e Eleitoral, Márcio Vieira, muito conhecido na região e que falou muito bem”.
Para a advogada, o simpósio superou as expectativas. “Ficamos satisfeitos com a adesão grande ao evento pois foi nosso primeiro simpósio e o primeiro com taxa de inscrição, embora com valor irrisório. Acho que atendeu as demandas. Para o ano que vem, vamos continuar focando no conhecimento da advocacia e priorizando a qualidade dos eventos”, finalizou.
Por Lívia Louzada