Abertas as inscrições para os cursos de operadores de motosserra e roçadeira em Rio Bonito

às

A secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico abriu as inscrições para três cursos em parceria com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), com o objetivo de qualificar a mão de obra local para atuar em propriedades rurais.  Estão sendo oferecidos os Cursos de Operação e Manutenção de Motosserra, Operação e Manutenção de Roçadeiras Manuais e o de Cultivo de Mandioca. As inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural, localizado na Rua Doutor Francisco de Souza nº 171, no Centro. Informações podem ser obtidas pelo telefone (21)995702469.

O curso de Operação e Manutenção de Motosserra é gratuito e acontece de 11 a 13 abril. Quem participar vai conhecer os diferentes componentes da motosserra e funcionamento adequado da máquina; conhecer a técnica de afiação e tensionamento da corrente no rendimento; analisar os diferentes tipos de árvore, suas características e tipos de madeiras; Operar a motosserra no corte e abate de árvores (troncos verticais, galhos, entrançamentos, corte direcional e de derrubada); identificar as zonas de compressão e tensão da árvore; procedimentos de limpeza, manutenção e armazenamento da máquina;  conhecer legislação, normas de segurança no trabalho e meio ambiente e uso do EPI, além de noções de primeiros socorros e legislação no trabalho.

Quem optar em fazer o curso de Operação e Manutenção de Roçadeiras Manuais, que acontece entre os dias 14 e 16 de abril, vai conhecer os tipos de roçadeiras e a escolha para diferentes tipos de trabalho;  conhecer os componentes da roçadeira,  posicionamento do motor e regulagem;  selecionar o tipo de lâmina para cada trabalho; afiar e substituir lâmina;  realizar roçada de gramíneas, canteiros, jardins e plantas arbustivas em superfície plana e inclinada;  fazer manutenção e substituir peças defeituosas e desgastadas;  limpar e guardar a roçadeira, além de desenvolver técnicas de higiene e segurança no trabalho, utilizando EPI. Segundo a Prefeitura.

O Curso Cultivo Mandioca, que será realizado de 06 a 08 de abril, vai abordar assuntos como armas de utilização da mandioca, variedades de mandioca, biologia da mandioca, exigência climática e época de plantio, mudas, reparo das manivas, armazenamento das ramas, quantidade de ramas para o plantio, Multiplicação rápida, reparo do solo, conservação do solo, adubação, análise do solo e Correção do solo, deficiências e toxidez de nutrientes, lantio, consorciação e rotação de culturas, ratos culturais, ratos no, primeiro ciclo da lavoura, ratos no segundo ciclo da lavoura, controle de pragas e doenças, colheita, conservação pós-colheita da mandioca e custo de produção.

 

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias