Após queixa, azulejos árabes serão retirados de escadaria na Lapa

às

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou em reunião que vai reposicionar na Escadaria Selarón, na Lapa, seis azulejos com inscrições árabes que fazem referência à palavra Allah, que significa Deus.

Os azulejos serão realocados numa parede branca que faz parte Escadaria Selarón. A mudança, decidida na quarta-feira (27/4), foi divulgada nove meses após o influenciador digital da Arábia Saudita Thawab argumentar que é desrespeitoso, em sua cultura, ter o nome de Deus no chão, onde as pessoas podem pisar.

A reclamação e o pedido de mudança foram apoiados por representantes da comunidade muçulmana, como a Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro, e por profissionais que atuam na região, como a Liga Independente dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro.

“Por se tratar de uma obra de arte e de um bem tombado havia a necessidade de sustentar a decisão na lei e tomar uma medida que não interferisse muito no estado em que o artista deixou sua obra”, disse a presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), Laura Di Blasi.

Segundo a presidente do IRPH, agora deve ocorrer uma reunião entre órgãos municipais para avaliarem tecnicamente como será feita a remoção, a realocação e a reposição nas lacunas que ficarão com a retirada desses azulejos.

Respeito

Mohamed Zeinhom Abdien, presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro, classificou a decisão da prefeitura como “muito importante” para a comunidade.

“Para nós, essa mudança significa tudo porque tudo que diz respeito a Deus é muito importante para nós”, explicou Abdien. “Estamos vendo o interesse em tentar solucionar um problema nosso”, comentou sobre a deliberação da gestão municipal.

Escadaria Selarón

Conhecida como Escadaria Selarón, a Escadaria do Convento de Santa Teresa reúne mais de dois mil azulejos coloridos colocados pelo artista chileno Jorge Selarón.

A obra, que tem 125 metros de comprimento e 250 degraus, é a terceira atração mais visitada por turistas. Os primeiros lugares mais buscados são o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, segundo a RioTur.

 

Crédito: Metrópoles

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias