O roteirista Rafael Cal apresenta “Às Margens”, um olhar plural sobre o passado brasileiro, destacando as histórias de lutas populares no contexto do processo de independência do Brasil.
Em “Às margens”, quatro personagens da história do Brasil narram o processo de separação de Portugal a partir de outras margens: as margens da história. Mulheres, negros e negras, indígenas estavam lá e participaram ativamente das lutas pela independência – antes e depois de 1822.
Neste espetáculo, as heroínas Bárbara de Alencar e Maria Quitéria e os heróis Luiz Gonzaga das Virgens e Veiga e João de Deus Nascimento, assumem a narrativa e apresentam aspectos das histórias de luta que culminaram com a independência do Brasil, tratando da Conjuração Baiana (1799), da Revolução Pernambucana (1817) e da participação popular na guerra que se seguiu ao Grito do Ipiranga.
A partir da produção do roteiro serão realizadas duas leituras dramatizadas: Uma no Espaço Cultural Lona na Lua, em Rio Bonito, no dia 20 de setembro, e a outra na Estação Lona na Lua Tanguá, 20 de outubro.
O elenco é composto por atores do Lona na Lua e a direção é de Zeca Novais.
Este projeto conta com apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do edital Retomada Cultural RJ 2.