Às Margens no Lona na Lua

às

O roteirista Rafael Cal apresenta “Às Margens”, um olhar plural sobre o passado brasileiro, destacando as histórias de lutas populares no contexto do processo de independência do Brasil.

Em “Às margens”, quatro personagens da história do Brasil narram o processo de separação de Portugal a partir de outras margens: as margens da história. Mulheres, negros e negras, indígenas estavam lá e participaram ativamente das lutas pela independência – antes e depois de 1822.

Neste espetáculo, as heroínas Bárbara de Alencar e Maria Quitéria e os heróis Luiz Gonzaga das Virgens e Veiga e João de Deus Nascimento, assumem a narrativa e apresentam aspectos das histórias de luta que culminaram com a independência do Brasil, tratando da Conjuração Baiana (1799), da Revolução Pernambucana (1817) e da participação popular na guerra que se seguiu ao Grito do Ipiranga.

A partir da produção do roteiro serão realizadas duas leituras dramatizadas: Uma no Espaço Cultural Lona na Lua, em Rio Bonito, no dia 20 de setembro, e a outra na Estação Lona na Lua Tanguá, 20 de outubro.

O elenco é composto por atores do Lona na Lua e a direção é de Zeca Novais.

Este projeto conta com apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do edital Retomada Cultural RJ 2.

Veja também

Cheia dos reservatórios evitará acréscimos na conta de luz
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias