Maricá recebeu uma visita especial na tarde do último domingo (16), na Praia de Itaipuaçu. Um guia turístico registrou a aparição de um casal de baleias jubarte, que “brincaram” com turistas que estavam em um barco.
“Nosso barco ficou cercado pelas baleias. Foi um verdadeiro balé. Foi espetacular e inacreditável”, relata o guia Alberto Alves, que trabalha com turismo há cerca de quatro anos. Uma vez por mês, ele realiza uma trilha até as Ilhas Maricás, para qual o acesso é feito através de uma curta viagem de barco saindo da Praia de Itaipuaçu. “Esse trajeto dura cerca de 20 minutos. Nós levamos uma hora. Ninguém queria sair daquele espetáculo. Elas eram mansas. Toda a vez que a gente gritava, eles levantavam a cauda”, conta.
Segundo o guia, duas pessoas no barco chegaram a se emocionar com a aparição das baleias. Os turistas estavam justamente planejando uma viagem para Porto Seguro, na Bahia, para acompanhar o acasalamento e reprodução das jubarte, que migram nesta época do ano da Antártida até o estado nordestino. De acordo com especialistas, o aparecimento dos animais é comum durante estes meses.
“Durante a temporada das baleias, cenas assim são bem comuns. É muito normal as baleias ficarem brincando desse jeito”, explica o biólogo Vinícius Santos.