Foi inaugurada neste sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a nova sede do Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, no distrito de Tamoios, em Cabo Frio.
O parque natural foi oficialmente criado em um decreto municipal de março de 1997 e conta fauna e flora significativas para o município. O objetivo do local é preservar e defender uma das últimas áreas com remanescentes florestais da Mata Atlântica.
Com cerca de 15 mil quadrados, o local foi desapropriado através do Decreto Municipal 6.457/2021, que repassou à Prefeitura a responsabilidade pelo espaço, que antes sediava a Associação dos Funcionários do Banerj (Abanerj).
De acordo com a Prefeitura, o local também vai abrigar sedes do poder público municipal como a fiscalização ambiental, Guarda Civil Municipal, a Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) e outros serviços. A sede do Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado fica na Estrada do Contorno, no Centro Hípico, em Tamoios.
A solenidade de inauguração contou com visita ao viveiro de mudas nativas, apresentação de vídeo com histórico do local, plantio simbólico de mudas e caminhada pela trilha ecológica.
Abrindo a cerimônia, o prefeito José Bonifácio fez o descerramento da placa de inauguração, entalhada em madeira com a figura de um mico-leão-dourado.
Participaram também da cerimônia a vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, o secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Juarez Lopes, o vereador líder da base do governo na Câmara Municipal, Davi Souza, a deputada estadual Marta Rocha e o diretor financeiro da Alerj, Janio Mendes. Todos reforçaram a importância do espaço de preservação para o município e também para o Estado e para o Brasil.
Como parte da inauguração, houve visita ao espaço que abriga o viveiro de mudas nativas. Segundo o município, elas servirão de base para estudos científicos e proteção da Mata Atlântica, bioma duramente devastado no Brasil e que carece de proteção contínua.
Em seguida, também foi inaugurado o auditório Aldemar Coimbra Filho, com exibição do filme “O Mico-Leão-Dourado de Cabo Frio”, do diretor Marcelo de Paula. Houve, ainda, assinatura do protocolo de intenções com a Universidade Santa Úrsula, que fará a gestão de pesquisas e projetos científicos, com especial interesse na preservação dos micos-leões-dourados e recuperação de animais silvestres.
Após a exibição do filme, a programação de inauguração prosseguiu com caminhada pela trilha ecológica, que possui cerca de 1800 metros. Além de abrigar matas ciliares, florestas densas e mangues, durante o trajeto o biólogo Marcos Felipe Vargas ressaltou que no local é possível encontrar diversas espécies como borboletas coloridas, micos-leões-dourados e bichos preguiças entre outros animais silvestres.
Além da programação ecológica e turística, a solenidade também teve atrações culturais, com atividades direcionadas pela Biblioteca Infantil Circulê. Na ocasião, o prefeito José Bonifácio salientou a importância do local como ponto de preservação e defesa da Mata Atlântica e dos animais silvestres.
“Esse local é para ser visitado pela população, pelas famílias, mas com certo controle por se tratar de área de preservação. Definitivamente, este é um espaço para lazer e diversão. Uma grande conquista para todos”, comentou entusiasmado.