Casa de Cultura em Itaboraí exibe filmes de forma gratuita até outubro

às
1

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres deu início a 2ª edição da Mostra de Filmes Etnográficos. Fruto de uma parceria com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e a Associação Cultural do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), o projeto apresenta 16 documentários etnográficos, vencedores do edital Etnodoc em 2009, com temas variados da cultura popular do Brasil. A entrada é gratuita.

Nesta edição, os filmes ficarão em cartaz por duas semanas, com as exibições sendo realizadas, de terça a quinta-feira, das 9h às 18h, na Sala de Audiovisual, e às sextas e sábados, a partir das 17h, em um telão nos jardins da Casa de Cultura. Cada sessão dura em média de 25 a 30 minutos. A mostra vai até o final de outubro com novos filmes sendo exibidos a cada mês.

Segundo o gestor da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres e subsecretário de Cultura, Alan Mota, a iniciativa visa levar cultura para os moradores do município de forma gratuita e com grande disponibilidade de horário de exibição.

“É de grande importância a valorização de toda a cultura, levar o conhecimento sobre o Brasil profundo a todos, chegar nas pontas e atingir a quem busca o conhecimento. Essa mostra traz exemplos da manifestação cultural e a identidade do povo e, nós, da Casa de Cultura, a pedido do prefeito, estamos aqui prontos para oportunizar essa experiência ao maior número de pessoas possível”, disse Alan Mota.

Os filmes que fazem parte da 2ª Mostra de Filmes Etnográficos da Casa de Cultura são: “João da Mata Falado”, com exibição entre 4 e 15 de abril; “Curandeiros do Jarê”, de 18 a 29 de abril; “Kusiwarã”, de 2 a 13 de maio; “Vento Leste”, de 16 a 27 de maio; “Quindim de Pessach”, de 30 de maio a 10 de junho; “Lá do Leste”, de 13 a 24 de junho; “Palavras sem fronteira”, de 27 de junho a 8 de julho; “No rastro”, de 11 a 22 de julho; “Mbaraká”, de 25 de julho a 5 de agosto; “Dona Joventina”, de 8 a 19 de agosto; “Hoje tem alegria”, de 22 de agosto a 2 de setembro; “As escravas da Mãe de Deus”, de 5 a 16 de setembro; “Baile do Carmo”, de 19 a 30 de setembro; “A boca do mundo”, de 3 a 14 de outubro e “Soldados da borracha”, de 17 a 28 de outubro.

O Edital Etnodoc foi criado em 2007 com o objetivo de apoiar a documentação e difusão do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, por meio da produção de documentários inéditos. Os documentários apresentam uma diversidade de estilos e narrativas que despertam o interesse de educadores, estudantes e do público que gosta de cinema e cultura popular.

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias