Para ampliar o atendimento no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara em Maricá, o Centro de Hemodiálise deve ficar pronto até o fim deste ano. A unidade, construída no bairro de São José do Imbassaí, tem como objetivo ofertar tratamento à pacientes renais sem que os maricaenses precisem se deslocar do município, segundo a Prefeitura. A expectativa é que sejam feitos mais de 1.500 atendimentos por mês.
Leia também: SOMAR começa obras da Cidade da Saúde em Maricá
Atualmente, os moradores de Maricá, que precisam de tratamento renal, vão para outras cidades que oferecem este atendimento. Com a construção do Centro de Hemodiálise, de acordo com a Secretaria de Saúde, a cidade deve contar com 32 pontos de atendimento para aproximadamente 128 pacientes renais crônicos, com a previsão de realização de cerca de 1.536 sessões por mês.
O prefeito, Washington Quaquá, afirmou que com a unidade, a cidade vai poder oferecer o dobro de atendimentos que atualmente realiza.
“Acompanhei vários amigos que passaram a vida tendo que fazer hemodiálise em outros municípios, sendo um transtorno para quem já está debilitado. Vamos ter aqui um Centro de Hemodiálise no Hospital Che Guevara, que vai atender o dobro da capacidade que Maricá tem hoje. Ou seja, não vai precisar sair de Maricá para fazer hemodiálise, dando muito mais conforto e qualidade de vida para quem está fazendo tratamento”, disse o prefeito.
Cidade da Saúde
O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara atualmente passa por uma ampliação, através das obras da Cidade da Saúde, feitas pelo Serviço de Obras de Maricá (Somar). A previsão é que o espaço tenha ofertas de especialidades, como hemodiálise (procedimento que substitui a função dos rins) e hemodinâmica (tratamentos cardiovasculares).
Também deve ser construídas novas salas para operações, uma enfermaria coronariana, um prédio administrativo e o centro de imagem deve ser ampliado.
A Prefeitura ainda destaca que um Hospital da Mulher, da Criança e uma maternidade também podem integrar a Cidade da Saúde. Além de um espaço que oferte serviços de medicina nuclear, que permitirão diagnósticos precisos e individualizados através da análise do DNA.
*Com informações do portal Maricá Info.
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
[…] Leia também: Centro de Hemodiálise de Maricá deve ficar pronto até o fim deste ano […]
[…] Leia também: Centro de Hemodiálise de Maricá deve ficar pronto até o fim deste ano […]