Uma cobra com cerca de 2m de comprimento foi encontrada dentro de uma máquina de lavar em uma casa em Araruama. O caso aconteceu no último domingo (7), em uma casa localizada na Praia do Vargas, que é situada na Área de Proteção Ambiental (APA) de Massambaba. O resgate do animal foi realizado por agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
De acordo com o Inea, após ser retirada do eletrodoméstico, a jiboia passou por exames clínicos veterinários, que constataram boas condições de saúde. Posteriormente, a cobra foi devolvida à natureza, em uma região adequada para sua sobrevivência.
”O Inea reforça a importância de preservar a espécie e orienta a população a manter distância em caso de encontro, acionado imediatamente os órgãos ambientais para o resgate seguro”, afirmou Bernardo Rossi, secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade do RJ.
A APA de Massambaba, onde a cobra foi resgatada, é uma unidade de conservação criada em 2011 e, além de Araruama, abrange as cidades de Arraial do Cabo e Saquarema. Com mais de 9 mil hectares, o local reúne ecossistemas variados, abriga aves migratórias, espécies vegetais endêmicas e sítios arqueológicos.
”A presença de animais silvestres em áreas residenciais da região é comum devido à proximidade de fragmentos de mata com zonas urbanizadas”, informou o Inea.

*Com informações do Jornal Extra
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.