Mais de 100 mil residências foram visitadas em Maricá nas ações de combate à dengue

Trabalho é realizado continuamente pelos agentes de combate às endemias, que eliminam focos e conscientizam os moradores de toda a cidade
às
dengue-marica
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza ações contínuas de prevenção, conscientização e enfrentamento à dengue, conquistando resultados que destacam o impacto da vigilância nos quatro distritos da cidade. Em 2023, os agentes de combate às endemias visitaram, em média, 104 mil residências em cada ciclo de vistorias, eliminando focos do Aedes aegypti (combate à dengue), mosquito transmissor da doença, e orientando a população sobre medidas efetivas que devem ser adotadas no dia a dia.

Nas atividades do último ano, os profissionais visitaram cerca de 89% dos imóveis presentes no município, superando a meta de 80% estipulada pela Secretaria de Estado de Saúde, o que reforça a importância da iniciativa no enfrentamento à dengue. Por isso, é essencial que os moradores recebam os agentes de combate às endemias que se dirijam à residência, que podem ser identificados por utilizarem camisa e/ou colete com o nome da função.

Micheli Ferreira, coordenadora da Vigilância em Saúde do município, destacou o papel do trabalho desempenhado pelos agentes e o diferencial no cotidiano.

“As ações dos agentes de combate às endemias acontecem em toda cidade, com o objetivo de identificar focos do Aedes aegypti e eliminá-los. Esse trabalho é realizado em seis ciclos anuais, com visitas às residências e orientações essenciais para ampliar a conscientização. Pedimos que os moradores fiquem atentos e recebam os profissionais, para seguirmos combatendo a dengue de forma efetiva”, afirmou.

Ações para enfrentar à dengue

Para manter esse quadro favorável, é fundamental que os moradores adotem cuidados diários, que exigem apenas alguns minutos de dedicação. É importante que a população mantenha: caixas d’água, galões, toneis, poços e tambores vedados; bandejas de geladeira e ar-condicionado sem água; pneus sem água e em locais cobertos; garrafas vazias e baldes virados para baixo; ralos limpos e com telas; vasos sanitários sem uso fechados; piscinas e fontes sempre tratadas; quintal sem lixo e/ou entulho; calhas totalmente limpas; além de ser recomendável eliminar os pratos dos vasos de plantas.

O ciclo de vida do mosquito é de aproximadamente 7 dias e, com essas medidas, é evitado o seu nascimento. Através disso, prevenimos a dengue e também outras doenças que tem como vetor transmissor o Aedes aegypti, como zika e chikungunya.

Denúncia de focos do mosquito

A população pode denunciar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti à Vigilância em Saúde, contando com os seguintes canais: pelo contato de WhatsApp da ouvidoria “Alô Saúde”, no número (21) 99140-0674; ou presencialmente nas seguintes sedes do Serviços Integrados Municipal (SIM), localizadas na Rua Álvares de Castro, 272, no Centro, e na Rua Van Lerbergue (antiga Rua 34), 6766, no Centro Administrativo da Prefeitura em Itaipuaçu.

As atividades de enfrentamento à dengue geram resultados contínuos: de acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), o município segue com risco baixo para a doença e não há registros de casos graves atualmente. Em dezembro de 2023, foram contabilizadas 21 ocorrências da doença na cidade e, em janeiro, outras 35. Não houve óbitos no período.

combate à dengue/ Foto: Divulgação

Veja também: Ano letivo de 2024 tem evento de abertura no Caxito e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, abriu nesta segunda-feira (04/03) o segundo polo de atendimentos à dengue
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias