Alunos, pais e professores do colégio Liceu Nilo Peçanha, que fica no Centro de Niterói e é comandando pelo Estado, estão preocupados com uma suposta ameaça de massacre nesta terça-feira (07). Policiais do 12ª BPM (Niterói) foram acionados e estão na frente da escola para evitar qualquer movimentação estranha.
Segundo informações de alunos da unidade, a ameaça de massacre começou a circular nesta manhã em grupos do WhatsApp. O massacre estaria marcado para ocorrer no período da tarde, mas os alunos da manhã já demonstraram medo.
“Ficamos sabendo pelo Grêmio Estudantil da escola e não sabemos o que fazer, isso nunca aconteceu aqui”, contou uma aluna.
Uma das mensagens que fala sobre o suposto massacre foi feito por um perfil fake e se direcionou para uma aluna da unidade de ensino. “Uma chuva purificadora irá lavar esse ambiente escola infestado de bich*, vad** e anular sua escória social. Você e essa Ana Clara serão as primeiras a ter a garganta decepada, depois os alunos, monitores, coordenadores e toda a moderação escolar. Sujarei esse lugar com o sangue dessas pragas… tire print disso…”, escreveu o perfil fake peacemaker_9mm.
Em uma outra ameaça, também feita pelas redes sociais, o responsável pelo suposto massacre disse que o crime ocorrerá das 13h até às 15h de hoje. “Acaba assim que todos os 2k de alunos se forem”, escreveu o suposto malfeitor que se intitulou como Sócrates da Discórdia.
Uma mãe, que preferiu não se identificar, contou que não vai deixar seu filho ir para a escola hoje de tarde. “Mesmo que seja brincadeira, como que eu vou deixá-lo ir? Uma professora de português adiou a prova de hoje e disse que não vai pra escola, assim como o docente de artes. Meu filho queria ir para falar com a diretoria, mas eu não o deixei ir. A escola tem que fazer algo, pois todos os dias serão conturbados. Eles vão ter que fazer inspeção e revista”, disse ela que tem um filho que estuda de tarde na unidade de ensino e está no 2º ano do ensino médio.
Em nota, a Polícia Militar informou que uma “equipe policial do 12ºBPM (Niterói) está atuando de forma intensificada nesta área escolar localizada no Centro do município de Niterói.”
Procurada sobre o caso, a Secretaria de Estado de Educação informou que, com relação a ameaças na internet dirigidas à estudantes do Liceu Nilo Peçanha, em Niterói, a direção da unidade escolar, logo que teve ciência do fato, tomou todas as providências cabíveis com o registro da ocorrência na delegacia e convocação dos responsáveis de um suposto autor para uma reunião.
A Seeduc-RJ informa, ainda, que o funcionamento da escola segue normalmente, com aulas no turno da tarde e noite, e que agentes da Polícia Militar permanecerão na frente da escola durante todo o expediente. Os pais que solicitaram tiveram seus filhos dispensados.
Crédito: Jornal O São Gonçalo