No último dia 22, mais de 30 guardas civis municipais de Rio Bonito participaram do Fórum ‘Cetran em Trânsito’, um projeto do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-RJ), em parceria com as prefeituras em que o evento é promovido. Em Rio Bonito, a iniciativa aconteceu através da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Segundo o secretário da pasta, Rogério Góes, o objetivo da participação dos guardas é ter “agentes treinados e bem informados para diminuir a possibilidade de erros, além de dar mais lisura nas atividades de fiscalização do trânsito da cidade, e quem ganha com isso é o cidadão de Rio Bonito”.
Os guardas assistiram a três palestras; ‘Processo Administrativo no Código de Trânsito Brasileiro (CTB)’, ministrada pelo conselheiro do Cetran, Rogério Tofano; ‘Lavratura de auto de infração e processo Administrativo’, ministrada pelo presidente do Cetran, Biracy Sá Valdez; e ‘Postura e comportamento do Agente de Trânsito’, aplicada pelo também conselheiro Delfim Neto.
Benefícios
Para o vice-prefeito, Meco Contador, oportunidades como essa, de qualificar ainda mais os agentes, são um benefício para a sociedade riobonitense. “É isso que queremos, treinar e aperfeiçoar cada vez mais o guarda para que eles possam aplicar as leis de trânsito e de segurança com mais tranquilidade e retidão”.
O mesmo pensamento também tem o prefeito Leandro Peixe. Ele revelou ainda em entrevista à reportagem da Folha, que estrutura um projeto para a área de segurança do município.
“Nossa preocupação é estruturar nossa Guarda Municipal, nosso DEGETRAN (Departamento Geral de Trânsito). Essa semana estive em Brasília. Estamos trazendo muitas notícias boas para o equipamento da nossa Guarda e acreditamos que o nosso projeto do Complexo de Segurança, que vai unificar as forças de segurança pública que nós temos, a (Polícia) Civil, a PM, PRF, DEGETRAN, e Guarda Municipal no espaço do antigo DNER, no Centro, vai ser muito bom para que a gente dê à população uma abordagem inteligente”, disse o prefeito.
O presidente do Cetran, Biracy Sá Valdez, um dos palestrantes do dia, explicou à reportagem da Folha, um pouco de como funciona o trabalho do Conselho. “Uma das atividades (do Cetran), é a gente ir diretamente no município, conhecer a realidade daquela cidade, e trazer uma novidade em relação a todas as alterações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), para que os agentes de trânsito fiquem atualizados e possam exercer a função com mais autonomia e segurança, de modo a organizar e ordenar o trânsito na sua totalidade”, disse Valdez.
Lívia Louzada
Foto em Destaque: Nilton Carlos