Na Copa do Mundo masculina, já virou rotina: dia de jogo do Brasil não é dia de trabalho, pelo menos durante as duas horas de jogo. Será igual no Mundial feminino, cuja estreia da seleção brasileira será na segunda-feira, dia 24, às 8h? Em alguns lugares, sim pela primeira vez.
O governo federal, alguns governos estaduais e algumas prefeituras decretaram ponto facultativo na administração pública quando Marta & Cia entrarem em campo. No setor privado, fica a critério das empresas liberar para ver o jogo fora do trabalho ou oferecer espaços com telão.
Na primeira fase, o Brasil jogará, dia 24, contra o Panamá, às 8h; dia 29, contra a França, às 7h, e dia 2 de agosto, contra a Jamaica, também às 7h.
Onde será ponto facultativo?
- Governo Federal: O presidente Lula decretou ponto facultativo para os servidores federais a pedido da ministra dos Esportes, Ana Moser. Os servidores públicos federais poderão se ausentar no horário dos jogos e retornar ao trabalho até duas horas depois do fim da partida.
- Estado do Rio: O governo do Rio também decretou ponto facultativo da seguinte forma: nos dias em que os jogos se realizarem até as 7h30m, o expediente terá início às 11h. Nos dias em que os jogos se realizarem às 8h, o expediente começará ao meio-dia. Não se aplica aos serviços considerados essenciais.
- Distrito Federal: No DF, os servidores terão ponto facultativo durante os jogos do Brasil e vão iniciar as atividades até duas horas após o término das partidas da seleção.
- Angra dos Reis: Os servidores da prefeitura de Angra dos Reis terão expediente especial nos dias de jogo do Brasil. A entrada dos funcionários será alterada para as 10 horas da manhã, na fase de grupos.
- Maricá: A prefeitura de Maricá modificou o horário de expediente nos órgãos e entidades do município durante os jogos do Brasil. O expediente dos servidores vai começar 1h15 após o término das partidas.
Crédito: oglobo.globo.com
Foto: Alexandre Cassiano