Maricá promove curso de aderecistas para desfile de carnaval

às
foto destaque site (45)
Foto: Clarildo Menezes

O Cine Henfil, no Centro de Maricá, foi palco da cerimônia de formatura do primeiro ciclo do curso de Aderecistas para desfiles de escolas de samba, promovido pela Casa das Artes Carnavalescas. O evento celebrou a certificação de 70 alunos que concluíram a formação, representando um avanço significativo na profissionalização dos bastidores do Carnaval.

O secretário de Cultura e Utopias, Sady Bianchin, comentou sobre a realização do curso. “O curso de Aderecistas do Samba tem uma importância fundamental para a cultura e a economia criativa, especialmente no contexto do carnaval, uma das maiores manifestações culturais do Brasil. Ele capacita profissionais responsáveis pela criação e acabamento de adereços utilizados em fantasias e alegorias, garantindo o brilho e o encanto dos desfiles. Hoje finalizamos um ciclo que abrirá novas portas para os formandos”.

O curso, que é gratuito, faz parte do programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, durante o aprendizado, os alunos tiveram contato com técnicas fundamentais para a produção de adereços, elementos essenciais na construção dos desfiles das escolas de samba.

Foto: Clarildo Menezes

Leia também: Silva Jardim registra a maior temperatura registrada no estado

O evento contou com a presença de autoridades, profissionais do setor e convidados especiais, reforçando o compromisso da cidade com a preservação e a inovação da arte carnavalesca.

A instrutora do curso Shirley Garcia destacou a importância do curso não apenas na formação técnica dos alunos, mas também na preservação da arte e da tradição carnavalesca. “Ser aderecista é muito mais do que criar enfeites; é dar vida à arte, contar histórias e emocionar o público. No curso, os alunos aprendem não apenas as técnicas, mas também a importância do detalhismo e da criatividade para o carnaval. Ver esse aprendizado se transformar em oportunidades é gratificante”.

Inscrições abertas

As inscrições são limitadas, e os interessados devem acessar o site para conferir os requisitos e garantir a participação por tempo determinado. As vagas para o curso de Aderecistas do Samba estão abertas e as inscrições podem ser feitas pelo site:

https://gestao.casadasartescarnavalescas.org.br/?

fbclid=PAY2xjawIiApJleHRuA2FlbQIxMAABplPnutDdYOrqweaB8oqkVckfiXsdJLkg36Oi9h_tBDws7HvLZiFxmVrU-w_aem_HqlH6bLLAJ7Vvi0TPmDMJQ.

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

O número de atendimentos causados pelas altas temperaturas, chegou a cinco mil no Rio de Janeiro.
às
O anúncio foi destaque no lançamento do calendário de eventos, na última quarta-feira (19).
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias