Câmara de Tanguá aprova cursos técnicos para alunos do Ensino Médio

Para a realização do projeto, uma lei foi aprovada pela Câmara Municipal em uma sessão extraordinária no dia 11/07
às
foto destaque site (52)
Foto: Reprodução

A Câmara de Vereadores de Tanguá aprovou uma lei que permite que a Fundação de Educação Profissional e Tecnológica do município, ofereça cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) a alunos do Ensino Médio. A partir da aprovação da lei, em sessão extraordinária no dia 11/07, a cidade poderá oferecer 60 vagas para alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, nas áreas de Informática para Internet e Estética, a partir de 28 de agosto. A expectativa é que Rio Bonito também participe do programa, a partir do próximo mês.

Para o presidente da Câmara, Serginho do Pinhão, a oferta de cursos profissionalizantes é uma excelente oportunidade para que jovens de baixa renda consigam arrumar emprego e entrar no mercado de trabalho.

“Com esses cursos, a Fundação vai poder mudar a perspectiva de futuro de jovens de baixa renda da nossa cidade. Eles aprenderão um ofício técnico e quem sabe podem até cursar uma faculdade na área. Essa é a verdadeira missão do Poder Público, zelar pela população, e isso é fruto de um trabalho em conjunto. A Câmara está muito satisfeita em aprovar essa iniciativa, comenta o presidente da Casa Legislativa.

O PRONATEC é um programa do governo federal, que oferece cursos técnicos gratuitos com o objetivo de ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica no país.

De acordo com a secretaria de Ciência e Tecnologia, os cursos de informática para internet e estética vão acontecer em duas escolas localizadas no Centro da cidade, no CIEP-252 e também no Colégio Estadual Antônio Francisco Leal. Ainda segundo a pasta, os alunos que participarão do programa já foram selecionados.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Renato Faria, disse que o programa é importante para que os alunos sejam capacitados em nível técnico.

Os alunos vão estudar na parte da tarde, após o turno das aulas. A importância deste curso para o mercado de trabalho é enorme. Sem esse programa, o aluno demoraria três anos para ter um diploma do ensino médio regular, ou seja, sem uma capacitação técnica. Com a realização deste projeto, o aluno se forma com dois diplomas, um do ensino médio regular e um do ensino técnico, o que facilita a sua entrada no mercado de trabalho”, afirmou o secretário.

Durante a sessão, o vereador Rafael Maçulo afirmou que os cursos técnicos são um ganho para os jovens da cidade.

É um ganho muito grande para os nossos jovens porque com a aprovação e a chegada dos recursos, a Fundação de Educação Profissional e Tecnológica passa a poder ministrar cursos da educação profissional técnica de nível médio, algo que não existe na região”, disse o vereador.

Leia também: Itacoatiara Big Wave 2025: Niterói recebe campeonato com ondas de até seis metros

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Cantora teve velório no Theatro Municipal e cremação restrita à família no Cemitério da Penitência, após cortejo pelas principais vias do Centro do Rio
às
Botafogo joga no sábado (26), enquanto Vasco, Fluminense e Flamengo jogam no domingo (27)
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias