Para comemorar o Dia do Agente Comunitário de Saúde, na última sexta-feira (18), a Secretaria de Saúde de Tanguá promoveu um encontro de capacitação e confraternização. Além do café da manhã, os profissionais também assistiram a palestras sobre os desafios do trabalho e a importância da atividade dos agentes no quadro de saúde pública. O evento aconteceu no Teatro Ana Maria Gac, no Centro da cidade.
Além disso, leia também:
Agência de turismo em Niterói é assaltada e funcionários são amordaçados
Atualmente, Tanguá possui cerca de 90 agentes comunitários de saúde em atividade. E para que esse grande grupo trabalhe da melhor forma possível, o coordenador da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município, João Vitor Costa, enfatizou no evento que que a Secretaria de Saúde busca dar as melhores condições de trabalho para que eles cuidem cada vez melhor do território que são responsáveis.
A importância dos profissionais também foi o tema da palestra do secretário de Saúde, Rodrigo Lopes, que falou sobre “O Papel do Agente Comunitário de Saúde: Importância na promoção da saúde e prevenção de doenças”.
Rodrigo explicou como o trabalho das visitas são importantes. “Vocês são vigilantes em saúde. Quando a entram no quintal de uma família, vão aparecer ene situações. As vezes é uma localidade que tem esgoto a céu aberto, uma casa que não usa água potável, e você vai observar que a criança que mora ali tem algumas manchas, por exemplo. Esse é o papel de vocês, estarem ali para observar. Isso é comunicado ao chefe de vocês, que leva para a coordenação e quem sabe a gente ajuda a salvar uma vida. Vocês fazem parte desse elo, vocês são o primeiro contato. Por isso a gente comemora esse dia, faz essas ações, a gente chama pessoas para virem palestrar, porque a gente sabe da importância de nos capacitarmos, de estarmos sempre nos atualizando”, destacou o secretário.
Além do secretário, a psicóloga Geisa Marins também falou com os agentes sobre os ‘Desafios e Afetações no Trabalho: Gestão do estresse e da carga emocional’. A explanação atraiu a atenção dos profissionais presentes no evento.
A também psicóloga Roselane Tavares e o psicanalista Joubert de Oliveira também abordaram as questões do trabalho dos agentes com uma roda de conversas.
A agente comunitária de saúde, Eliane Pinto, que trabalha no bairro Bandeirantes II, aprovou o evento. Segundo ela, as palestras foram de grande valia para a vida profissional e também pessoal deles.
“Fiquei feliz com aquelas palestras, gostei muito mesmo, pois sou fã de ouvir palestras de psicólogos. Para mim, e creio que para todos os colegas também, foi muito importante o que ouvimos. Nesse período que estou trabalhando como agente de saúde, não ouvi nada melhor. Que possamos participar de outros aprendizados como esse, pois isso ajuda no nosso trabalho e até no crescimento como pessoa. Aprender a lidar com as pessoas e, primeiramente aprender a lidar conosco mesmo, é muito importante”, avaliou a agente.
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.
[…] Dia do Agente Comunitário de Saúde é comemorado em Tanguá […]