O número de casos confirmados da Covid-19 no Estado do Rio dobrou em uma semana, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde. Os óbitos notificados quase triplicaram: de 64 para 170.
O levantamento, feito entre os dias 5 e 12 de abril, mostra que os números saltaram de 1.394 para 2.855, um aumento de 104%, até o último domingo (12).
O maior salto no número de registros foi entre quarta e quinta feira (9), quando o número saltou de 1.938 para 2.216 em um dia, com 278 novos casos.
A infectologista Tânia Vergara, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, afirmou que o crescimento do número de casos do Rio está abaixo das expectativas do Ministério da Saúde. No entanto, o aumento da taxa de letalidade preocupa.
“Aí estão incluídos casos que aguardavam exames. Então contamos casos novos que tiveram diagnóstico mais rápido e aqueles cujos exames estavam pendentes. A expectativa do Ministério da Saúde era de um crescimento de 33% a cada dia. Com as medidas de distanciamento social, a média caiu. Entretanto a taxa de letalidade vem crescendo, chegando a 5,5%”, explicou ela.
O aumento da circulação de pessoas nas ruas, desrespeitando ordens de isolamento social, também pode ajudar a explicar o aumento dos casos. “Acho que houve um relaxamento sim. Se isso acontecer, vai aumentar o número de casos, é essa a expectativa”, finalizou.
Fonte: G1