Exposição “Amigas do Peito” estimula prevenção contra câncer de mama

às

Com o objetivo de sensibilizar sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, foi realizado o lançamento da exposição fotográfica “Amigas do Peito”, na tarde da última quarta-feira (13/10), que conta a história de mulheres que enfrentam ou enfrentaram a doença. A mostra faz parte da programação da Prefeitura de Itaboraí da campanha do Outubro Rosa e fica em cartaz até o dia 31 de outubro, no Espaço Conexão, no Shopping Itaboraí Plaza.

Essa edição especial do projeto Cultura Exposta é uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura e de Saúde. A exposição é composta por imagens produzidas pela fotógrafa itaboraiense Susy Gouvea que, através das suas lentes, retrata a história de 10 mulheres que estão na batalha contra o câncer de mama. As “Amigas do Peito” são pacientes da rede municipal de Saúde de diferentes idades convidadas para chamar atenção para a causa.

Estiveram presentes na cerimônia de lançamento, o secretário municipal de Cultura, Roberto Costa; a subsecretária municipal de Saúde, Analice Ferreira; e a diretora do Departamento de Assistência às Políticas Estratégicas da APS, Flávia Vilas Boas, além da diretoria do shopping e parceiros. A estreia da exposição também contou com a apresentação musical de uma das integrantes do grupo “Amigas do Peito”, Roselene dos Santos.

“Essas fotos são um alerta para quem está passando pelo shopping sobre a importância de realizar o exame preventivo. Essas mulheres são as provas vivas de que o câncer de mama não é mais uma sentença de morte. Antigamente faltava informação e hoje elas fazem esse trabalho de conscientização com o coração aberto. Uma palavra de apoio e de carinho pode fazer outra mulher também se cuidar”, destacou a subsecretária municipal de Saúde, Analice Ferreira.

A mostra fica em cartaz de terça a domingo, das 10h às 21h, até o dia 31 de outubro, no Espaço Conexão, localizado no primeiro piso. Uma das histórias que integra a exposição é da moradora de Vila Brasil, Maria Thereza Fortunato, de 63 anos. A dona de casa descobriu a doença em 2011 durante uma mamografia e ressalta a importância da prevenção para as mulheres.

“Nós mulheres, temos que divulgar, falar, mostrar, não podemos ter vergonha, não podemos continuar deixando ser um tabu. O câncer de mama tem cura e a prevenção muda nossa história de vida. Essa é a consciência que eu passo para as mulheres, que nós temos que fazer a nossa parte”, disse.

Serviço

Exposição “Amigas do Peito”
Em cartaz até o dia 31 de outubro
Espaço Conexão, no Shopping Itaboraí Plaza
Horário: das 10h às 21h

Veja também

Ela caiu em frente ao Esporte Clube Fluminense, por volta de 16h20
às
As palestras serão destinadas para produtores rurais da região, principalmente aqueles que trabalham com agroindústria familiar
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias