Gated retira áreas de lazer irregulares em Cordeirinho

Espaços tinham sido erguidos por ocupantes de antigo hotel à beira da orla
às
thumbnail
Foto: Elsson Campos

Gated retira áreas de lazer irregulares em Cordeirinho. A Prefeitura de Maricá, por meio do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated) retornou nesta quarta-feira (18/09) a um prédio ocupado irregularmente entre as ruas 112 3 113 de Cordeirinho, na região litorânea da cidade, onde vivem cerca de 50 famílias. A equipe retirou do local construções como uma churrasqueira e uma palhoça onde havia também uma pia de limpeza, tudo erguido próximo à areia da praia e dentro da faixa marginal gerida pela Secretaria de Patrimônio da União.

Gated retira áreas de lazer irregulares em Cordeirinho – Foto: Elsson Campos

Participaram da ação as secretarias de Urbanismo, de Habitação e Assentamentos Humanos, da Cidade Sustentável, de Assistência Social, de Defesa Civil e de Trânsito e Engenharia Viária, além de agentes da Guarda Municipal e do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). As áreas de lazer foram feitas pelos moradores que ocupam a construção, que tem cerca de 2,9 mil metros quadrados de área e já abrigou um hotel décadas atrás.

O Gated informou que se trata de um lote formal (ou seja, legalizado) e, portanto, está à procura de seus proprietários ou herdeiros para obter mais informações. O grupo esteve no local outras duas vezes nas últimas semanas. No dia 27 de agosto, fiscais já haviam realizado 5 intervenções no espaço, sendo 3 autos de embargo e 2 intimações. Uma nova ação foi realizada no último dia 6, quando moradores foram reinseridos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico).

Fiscalizações do Gated

O Gated realiza reuniões de planejamento a cada 20 dias para executar com eficácia as operações. Para evitar construções irregulares e em áreas públicas, a Prefeitura de Maricá vem intensificando desde 2022 as ações do grupo, criado em 30 de novembro de 2021 por meio do decreto municipal nº 777.

O grupo é formado pelas secretarias de Urbanismo, Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Trânsito, Iluminação Pública, Proteção e Defesa Civil, Comunicação Social, Habitação e Assentamentos Humanos, Cidade Sustentável e Assistência Social; pela Procuradoria Geral do Município; pela autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar); e pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

As denúncias sobre a venda ilegal de terrenos, uso impróprio do solo e construções irregulares são feitas pelo número de telefone (21) 2253-1177 ou pelo aplicativo do Disque Denúncia. Na Secretaria de Urbanismo, as informações sobre construções irregulares podem ser comunicadas pelo número de telefone (21) 3731-9777 ou e-mail: maricafiscalizacaourb@gmail.com (distritos Centro e Ponta Negra) e pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail: denuncia.urbitaipuacu@gmail.com (Inoã e Itaipuaçu).

Veja também

às
Menina de 14 anos foi ferida no quadril após pai entrar por engano na comunidade Baixa do Sapateiro
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias