Gilberto Gil recebe convite e chave da cidade de Maricá para participar da FLIM

às
FOTO PARA SITE MODELO (1)

O cantor, compositor e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Gilberto Gil recebeu no domingo (10/09), durante a ciranda literária na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, o convite oficial e a chave da cidade de Maricá para participar da 8ª Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), que acontece de 19 de setembro a 1º de outubro. A entrega simbólica foi feita por Ana Cláudia Santana de Morais, de 14 anos, aluna do 9º do Centro de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Elomir Silva e vencedora de concurso literário na rede municipal de ensino.

A mestre de cerimônias da ciranda literária da ABL foi a atriz e acadêmica Fernanda Montenegro. Durante o evento, a estudante leu sua poesia “Multicultural”, tema da Flim, e entregou ao imortal Gilberto Gil uma caneta de pena estilizada, símbolo da literatura, e a chave da cidade de Maricá. O cantor confirmou sua participação no dia 22 de setembro.

A aluna Ana Cláudia de Moraes contou sobre a emoção em poder recitar seu poema em público e na presença de vários imortais da ABL e ao lado de Gilberto Gil.

“Foi maravilhosa a minha experiência de estar do lado dele e entregar a chave. Estou muito feliz de poder representar Maricá. Quando vi a oportunidade de fazer a poesia, fui na internet pesquisar um pouco sobre o tema multicultural e a partir daí comecei a pensar nas rimas e em cada uma das coisas diversas”, contou a adolescente.

O secretário municipal de Educação, Márcio Jardim, falou sobre a escolha da homenagem ao cantor, que tem uma vasta contribuição nas mais diversas áreas da cultura brasileira.

“A entrega representa que Gilberto Gil tem em suas mãos a chave cultural da cidade do livro e o cantor estará conosco no dia 22 de setembro. Com o tema Multiculturalismo, a FLIM 2023 terá como grande homenageado o cantor, compositor e imortal, que representa muito bem o multiculturalismo, essa coisa bela, de mistura que existe no povo brasileiro e na cidade de Maricá. A FLIM ganhará uma praça com o seu nome no evento. Maricá está cada vez mais evoluindo e aprimorando nas áreas de educação, saúde e lazer. A nossa FLIM será a nossa Bienal do Livro e estão todos convidados!”, disse o secretário.

Presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), o jornalista e imortal Merval Pereira destacou a importância da FLIM como um evento cultural.

“Foi uma tarde muito bonita e tenho certeza que Maricá vai ter essa mesma sensação com a presença do Gil e de representantes da Academia Brasileira de Letras. Essa é a nossa intenção, de estar sempre participando de eventos culturais como a FLIM, que reúnam o público, a sociedade e a Academia, que está sempre junto ao cidadão, colaborando para estimular a leitura e incentivar a cultura brasileira”, disse.

Flim 2023

A Flim reunirá outros grandes nomes da literatura e da cultura, entre eles, o filósofo Leandro Karnal, que participa da pré-conferência nesta segunda-feira (11/09); Frei Betto, compositor Nei Lopes, o ator e roteirista Hélio de La Peña, os jornalistas Juca Kfouri e Edney Silvestre; a bailarina Ana Botafogo; os escritores Sonia Rosa, Ondjaki, Rossandro Klinjey, Roger Mello, Israel Neto, Luiz Antônio Simas, Pastor Ed Renê, Maria Chocolate, Felipe Eugênio e Eliana Alves Cruz. Além dos convidados, participam ainda 50 escritores da cidade de Maricá. Durante o evento, haverá uma extensa programação com palestras, debates e rodas de conversa, que vão reunir escritores, convidados, professores, filósofos e chefs para um bate-papo com o público.

Em uma área de seis mil metros quadrados, a estrutura terá mais de 100 editoras e espaços especiais dedicados a diferentes públicos, do infanto-juvenil ao adulto. Além de um amplo espaço gastronômico com diversos restaurantes. O Palco Multicultural receberá diversos shows de artistas locais e da música nacional, entre eles, as cantoras Adriana Calcanhoto e Zelia Duncan, a banda Maneva e o cantor Daniel Jobim, neto do compositor Tom Jobim. Também se apresentam no local o Teatro Mágico, Bia Bedran e a cantora maranhense Flávia Bittencourt.

Mumbucas literárias

Este ano, os vouchers gratuitos para compra de livros foram batizados de “Mumbuca Literária”, em referência à moeda social de Maricá. Serão distribuídos 35 mil vouchers para os estudantes das 65 escolas da rede municipal de ensino, bem como os alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da rede estadual, como ocorreu nas edições anteriores. Também serão contemplados os estudantes do projeto municipal de alfabetização: “Sim, eu posso”. A novidade é que, pela primeira vez, os aposentados da Secretaria de Educação de Maricá e os alunos do Passaporte Universitário (programa de concessão de bolsas totalmente gratuitas) também terão direito ao voucher. O valor do “Mumbuca Literária” será o equivalente a R$ 200, exceto para alunos do Passaporte Universitário que terão direito a vouchers de R$ 100.

Serviço

Festa Literária Internacional de Maricá
Data: de 19 de setembro a 1º de outubro de 2023
Horário: 8h às 20h
Endereço: Rua Van Lerbergue, 249, altura da Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu

 

Veja também

Light afirma que teve que fazer uma parada emergencial por causa de um defeito na rede subterrânea.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias