A unidade de saúde da mulher Espaço Rosa, em São Gonçalo, criou uma parceria com o Centro de Oncologia do Hospital Regional Darcy Vargas, em Rio Bonito, para a destinação e a coleta de fios para a produção de perucas que serão destinadas para pacientes da quimioterapia. O horário de funcionamento da unidade será de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Só neste ano, o Espaço Roça já realizou mais de 600 doações de perucas e com a novidade, a expectativa é que o número de perucas confeccionadas cresça.
“Muitas pacientes vem de Tanguá, Rio Bonito, Itaboraí ou têm conhecidos nessas áreas que querem doar cabelos para ajudar. Entretanto, na correria do dia a dia não podem vir a unidade deixar a doação. Então, criamos esse novo ponto de coleta. A diferença é que lá não teremos um cabeleireiro para cortar os cabelos, mas estamos com um planejamento de fazer ações sociais futuramente para realizar o corte”, conta Patrícia Silva, coordenadora do Espaço Rosa.
Qualquer um pode participar da campanha doando seus cabelos; homens, mulheres ou crianças. Porém, é necessário que a pessoa tenha, no mínimo, 10cm de cabelo para doar. Também são aceitos todos os tipos de cabelo, naturais ou com químicas como coloração, progressiva, luzes, crespos, lisos ou cacheados, e de todas as cores, assim como grisalhos.
“Estava querendo cortar o cabelo e fazer uma doação a pessoas que têm câncer. Minha avó já teve essa doença e se recuperou. Foi quando vi o sofrimento e o drama de uma pessoa muito querida perder os cabelos durante o tratamento. É um momento muito triste. Porém, não sabia para qual instituição fazer a doação, até que me falaram do Espaço Rosa. Conheci o trabalho deles e achei lindo. Então, fui até a unidade doar. Acho muito importante ajudar a resgatar a autoestima das pessoas e incentivo todos a realizarem essa ação”, conta a estudante de engenharia química Thayana Mattos, de 20 anos, que mora em São Paulo e está de férias no Rio.