Icaraí, em Niterói, terá esquema especial de trânsito para 16ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+

às

A Prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), preparou um esquema especial de trânsito para a 16ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Niterói, que acontece neste domingo (07) na Praia de Icaraí.  Para atender o público esperado este ano, entre 60 a 80 mil pessoas, haverá proibição de estacionamento, interdições e implantação de faixas reversíveis a fim de garantir a fluidez do trânsito na cidade.

Será proibido estacionar na Rua Miguel de Frias, em ambos os lados, entre a Avenida Alberto Francisco Torres e a Rua Gavião Peixoto. Nas ruas Álvares de Azevedo e Mariz e Barros, o estacionamento será proibido entre a Avenida Alberto Francisco Torres e a Rua Ator Paulo Gustavo. As proibições começam às 22h do sábado (06) e se estendem até as 21h do domingo 07.

A Rua Miguel de Frias receberá a concentração para o desfile a partir das 13h, e ficará interditada ao trânsito entre a Praia de Icaraí e a Rua Gavião Peixoto, até as 17h no dia 07. Já a Rua Tavares de Macedo terá o trânsito interditado no trecho compreendido entre as Ruas Álvares de Azevedo e Miguel de Frias, das 13h às 17h durante o dia do evento. A Praia de Icaraí ficará interditada entre a Álvares de Azevedo e a Rua Mariz e Barros entre 17h e 22h.

As ruas General Pereira da Silva, Presidente Backer, Otávio Carneiro, Belizário Augusto, Lopes Trovão e Oswaldo Cruz, perpendiculares à Praia de Icaraí, ficarão interditadas ao trânsito durante a realização do evento, entre 17h e 22h. Ao todo, 15 operadores de trânsito estarão posicionados nos pontos de conflito para realizarem o ordenamento do trânsito.

Durante a interdição da Rua Miguel de Frias, os ônibus que seguem em direção ao Centro, via Ingá, deverão acessar a Rua São Sebastião por meio da Rua Fagundes Varela. Serão montadas duas faixas reversíveis, contíguas à ciclofaixa, na Avenida Roberto Silveira, entre 13h e 22h, trecho entre a Rua Domingues de Sá e a interseção da Rua Marquês do Paraná com a Rua Miguel de Frias. Cinco operadores de trânsito farão o monitoramento e ordenamento do fluxo de veículos nas faixas reversíveis.

Apoio – O evento será realizado neste domingo após dois anos de interrupção devido à pandemia da Covid-19. Com o Tema “Bota um cropped, reaja e vote!”, a parada quer chamar a atenção, segundo seus organizadores, para a “importância do voto para a defesa da democracia e do estado laico”. O evento tem o suporte da administração municipal através da Coordenadoria de Defesa dos Direitos Difusos e Enfrentamento à Intolerância Religiosa (Codir), da Secretaria Municipal das Culturas (SMC), da Fundação de Arte de Niterói (FAN), da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin), da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), da Secretaria de Ordem Pública de Niterói (Seop) e da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans). A saída da marcha está prevista para às 17h, em frente à reitoria da UFF, com a participação de quatro trios elétricos.

Chegada dos trios elétricos – Os trios elétricos que irão participar do desfile da parada LGBTQIAP+ chegarão pela Av. Feliciano Sodré, e seguirão pela Av. Rio Branco em direção a Icaraí. Estes serão escoltados por viaturas da NitTrans e deverão acessar a Rua da Conceição passando por um trecho que é contra mão, entre a Av. Amaral Peixoto e Rua da Conceição. Após, os carros passarão pela Rua Dr. Celestino, Av. Marquês do Paraná, chegando à Rua Miguel de Frias, local de concentração do evento.

Já a Clin apoiará com 25 funcionários, pipas de água de reuso, varredeiras, 20 contêineres de lixo e caminhões compactadores. A equipe entrará em ação durante o evento e imediatamente após o término da parada. Já a Seconser montará uma base de suporte para ocorrências gerais na Praça Getúlio Vargas. A Guarda Municipal   atuará na área do evento mantendo o ordenamento com o apoio de viaturas fixas e móveis.

 

 

 

Crédito: O São Gonçalo

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias