O Centro de Rio Bonito será palco de um grande evento que envolve educação, cultura, arte e muita literatura para promover ainda mais o estímulo à leitura a toda a população da cidade. É a II Feira Literária de Rio Bonito, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.
Com o tema “Entrelaços de Memórias e Histórias”, a feira está marcada para o dia 16 de setembro (sábado) e convida não só todas as escolas municipais, estaduais e privadas, mas também toda a sociedade para participarem desta grande festa literária, a partir das 8h.
Dentre todas as atrações confirmadas, os participantes podem esperar muita contação de histórias, diversos personagens do imaginário infantil passeando pela feira, apresentações teatrais, shows musicais, stands das escolas municipais e de editoras, e um espaço reservado para uma praça de alimentação com food trucks e artesanatos de comerciantes locais.
Uma grande novidade para esse ano, é uma estrutura de guarda-chuvas coloridos que será montada na Rua Presidente Castelo Branco, mas conhecida como a famosa rua dos Bancos. O espaço promete ser registro de diversas fotos e vídeos.
II FLIRB HOMENAGEIA LEIR MORAES
Para manter a tradição de valorizar os fazedores literários rio-bonitenes, neste ano a feira literária fará um memorial ao escritor e poeta Leir Moraes com um espaço dedicado ao acervo da família no coreto da Praça Fonseca Portela, reedição de um de seus livros e um show em tributo ao autor performado pelo Choro Regional Lua Branca.
FESTIVAL DA CANÇÃO
Para encerrar com grande festa, um dos tradicionais festivais rio-bonitenses retorna com cara nova. O Festival da Canção de Rio Bonito tem como objetivo reunir o melhor da música local e regional. O evento ganha o título de “Prêmio Gatão de Música Autoral”, em homenagem a um dos artistas mais prestigiados e famosos da cidade: Sidney Nascimento da Silva, o Gatão, e premia em até 7 mil reais os melhores compositores e suas músicas autorais. O espetáculo acontece na Praça Fonseca Portela, a partir das 20h, logo após o encerramento da FLIRB.
Texto: Natan Duarte – Secretaria de Educação de Rio Bonito