O Instituto de Oftalmologia Avançada (IOFT), com unidade em Rio Bonito, executou, no município de Natividade, localizado na Região Noroeste do Estado, o projeto NatVisão Total. Nele, milhares de exames oftalmológicos foram realizados, foram feitos 1600 atendimentos e 443 cirurgias de catarata. Com a ação, nos últimos 10 dias, o IOFT zerou a fila de espera para cirurgias e exames, fazendo com que pacientes que estavam esperando há anos, conseguissem enxergar. O projeto é uma parceria do IOFT com a Prefeitura de Natividade, na figura do prefeito Taninho Toledo, e apoio do Governo Federal, através do Ministério da Saúde e do deputado federal Dimas Gadelha.

A iniciativa realizou, dentre outros exames, fundo de olho, pressão ocular para diagnóstico de glaucoma, correção de grau à laser e limpeza de lentes de cirurgias já feitas.
Para as pessoas que precisam usar óculos, mas não tem condições financeiras de comprá-los, através do projeto NatVisão Total, o Instituto também está fazendo o exame gratuitamente e ainda doando os óculos para a toda a população de Natividade. Mais de 250 estudantes do município já foram contemplados, além de 600 adultos. E esse número deve ser ampliado, já que a meta é beneficiar 2026 pessoas em toda a cidade.
O oftalmologista e presidente do IOFT, Hugo Cristo, destacou que a entidade, que é filantrópica, tem a intenção de realizar um projeto parecido com as crianças de Rio Bonito. “Sonho em fazer um projeto igual para as crianças de Rio Bonito, ajudando os pequenos a terem uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, o aumento do rendimento escolar”.

O médico também fez questão de agradecer aos parceiros que ajudaram na realização, dessa ação. “Estamos zerando a fila de Natividade e fazendo cirurgias em pacientes que nem sabiam ainda que tinham o diagnóstico (de catarata). Foi uma semana incrível, de muitos atendimentos e exames, e estamos coroando com cirurgias. Há pacientes que estavam até há quatro anos sem enxergar porque faltava o incentivo do poder público, mas agora não falta mais”, finalizou.
Siga as redes sociais do Jornal, clique aqui!