Todo usuário de iPhone conhece bem esse cenário: a bateria está por um fio, mas o carregador não está disponível – e não adianta pedir emprestado o carregador de pessoas próximas que usam celulares Android, uma vez que a entrada de energia dos telefones da Apple é diferente das de todos os outros.
Essa situação está prestes a mudar. Na terça-feira (25), o vice-presidente de Marketing da Apple, Greg Joswiak, afirmou que os próximos aparelhos da fabricante virão com a porta USB-C, a mesma usada por aparelhos Android.
A afirmação foi feita durante o evento Tech Live, do jornal norte-americano The Wall Street Journal.
Quando questionado se a empresa atenderia às determinações da União Europeia para padronização da entrada de carregador, ele respondeu: “Obviamente. Temos de segui-las. Não temos escolha”.
Durante a entrevista, Joswiak transpareceu que a medida se dá muito mais por uma necessidade de adequação à decisão da União Europeia que por uma escolha da própria Apple – tradicionalmente, a empresa sempre preferiu utilizar os aparelhos desenvolvidos por seus especialistas a adotar dispositivos recomendados por legislações.
Joswiak alegou que a situação das entradas diferentes pode ser resolvida com a utilização de adaptadores – mas isso é justamente o que a União Europeia espera evitar, já que a meta é a redução da produção e descarte de lixo eletrônico no continente.
O executivo não deu um prazo específico para que essa mudança ocorra, mas rumores no mercado dão conta de que a Apple já faz testes com a entrada USB-C e que poderá colocá-la em seus aparelhos já em 2023.
Até o momento, os iPhones utilizam a entrada exclusiva chamada “Lightning”.
O iPad, tablet da Apple, já conta com a entrada USB-C.
Crédito: g1