Itaboraí: Escola exclusiva para idosos está com matrículas abertas

às

Com um pouco mais de ano de funcionamento, o Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí (CREMII), localizado no bairro de Ampliação, oferece aulas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, para aproximadamente 130 pessoas, a partir dos 50 anos de idade.

E a unidade está com vagas disponíveis para novos estudantes que desejam ingressar ou retomar os estudos, que por algum motivo não pode ser feito anteriormente nas suas trajetórias de vida.

Para matricular-se é necessário comparecer a secretaria da escola, que fica na Avenida Antônio Gomes, nº 1260, em Ampliação, levando os documentos de RG, CPF, uma foto 3×4, comprovante de residência e certidão de nascimento/casamento, das 8h às 13h no mês de janeiro, de segunda a sexta-feira.

Quando criança, Dona Maria Edith de Oliveira não teve oportunidade de estudar. Ela conta que seu pai, muito bravo, a obrigava ficar em casa tomando conta dos irmãos mais novos e com isso, ela perdeu a chance de aprender a ler e escrever. Hoje, com 81 anos, ela retomou os planos e voltou a estudar na primeira escola exclusiva para idosos em Itaboraí.

“Graças a esta escola eu já escrevo meu nome, posso ler bulas de remédios e placas nas ruas. Venci a depressão, a solidão e fiz muitos amigos. O que temos aqui é uma família acolhedora e atenciosa. Sou muito feliz aqui no colégio, ele me deu uma nova oportunidade de vida”, ressaltou satisfeita Dona Maria Edith, aluna mais velha do CREMII.

O CREMII conta com um espaço preparado e pensado especialmente para oferecer o conforto necessário aos alunos que tem em média, uma faixa etária de 70 anos de idade, de acordo com a diretora Mayara Conceição do Amaral.

“Quem ainda não terminou os estudos venham aprender conosco. O Cremii é uma escola preparada especialmente para receber pessoas da terceira idade e é tudo muito divertido. Fazemos atividades externas, promovemos eventos com os alunos, palestras e cursos. Tudo pensando para o bem-estar de cada um”, ressaltou Mayara.

No Cremii todas as salas de aula são climatizadas e as classes são divididas em dois turnos, manhã e tarde. Os alunos contam também com atividades extras curriculares, proporcionando uma maior integração entre eles. São palestras com profissionais de saúde, dinâmicas em grupo, espetáculos teatrais, lanches coletivos, comemoração dos aniversariantes do mês. Além de muitas outras novidades que já estão sendo planejadas para este ano letivo de 2019.

A escola conta com 10 professores. Segundo eles, os alunos criaram o próprio lema “Nunca é tarde para sonhar”. E assim, eles apoiam uns aos outros nas dificuldades que possam enfrentar no dia-a-dia. “Os idosos são muito unidos e sonhadores. Eles querem terminar o ensino aqui no CREMII e continuar os estudos. Fazem planos de se tornarem médicos, advogados, além de desenvolverem uma visão crítica para segundo eles, exigirem os próprios diretos”, contou a professora Viviane Silva Rodrigues.

 

Veja também

A futura horta comunitária é fruto do trabalho dos Jovens Agricultores Orgânicos e dos Paisagistas Mirins da Fundação Municipal Casimiro
às
Como parte da comemoração pelos 210 anos do município de Maricá, a Esquadrilha Céu fará acrobacias e desenhos com fumaça
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias