Itaboraí inicia ano letivo com escolas reformadas

às

 O início das aulas nas escolas municipais de Itaboraí é no próximo dia 6 de fevereiro, conforme o calendário escolar, contando com mais de 200 dias letivos como determina a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional. Já nos primeiros dias, os alunos e professores vão retornar para algumas unidades reformadas e ampliadas.

A Escola Municipal Natércia Rodrigues Rocha, em Jardim Progresso, está com as obras de reforma e ampliação quase concluídas. Ao todo, foram construídas mais três salas no segundo andar; uma plataforma de elevação de acessibilidade; banheiros; além de pintura geral  reformas na parte elétrica e hidráulica. O secretário municipal de Educação, Marcos Dias e as subsecretárias de Gestão e Ensino e de Executiva, Infraestrutura e Administrativa, Lúcia Helena da Silva Duarte e Márcia Cerqueira realizaram visitas às unidades escolares.

O gestor da pasta ressaltou a importância das reformas. “Na escola Natércia, por exemplo, as obras iniciadas pelo antigo governo municipal estavam paralisadas há aproximadamente três anos. Os alunos foram alocados em duas unidades alugadas. Por isso, fizemos um grande esforço, por conta de questões financeiras e também para oferecer melhorias aos alunos e servidores”, disse Marcos.

Segundo a diretora da escola, Geruza Rangel da Silva, a expectativa para a conclusão da obra é a melhor possível. “Agora falta pouco. Não vejo a hora de voltar para o nossa escola, com todos os alunos e equipe de trabalho. Todos nós tínhamos que nos dividir em dois, e os pais e alunos estão ansiosos para voltar a frequentar a escola depois da reforma e ampliação”, disse.

Escolas em Itaboraí estão sendo reformadas (Foto: Divulgação)

As obras de ampliação na Escola Municipal Nanete Lima Chagas, em Joaquim de Oliveira foram iniciadas em agosto de 2018 e já estão perto da conclusão. Foram finalizados os emboços, telhados, parte elétrica e hidráulica, pintura do telhado, colocação de pisos e outros. A escola será beneficiada com mais seis salas de aulas para a Educação Infantil, para alunos de 4 e 5 anos, além de um novo refeitório, cozinha, despensa, banheiros e pátio aberto. Todas as novas salas terão solário (local descoberto reservado ao banho de sol) e três salas terão área de descanso para os pequenos.O local das obras é de aproximadamente 450 metros quadrados. Cada sala possui uma média de 37 metros quadrados. A unidades vai oferecer 240 novas vagas.

Atualmente, a escola conta com 322 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I (1º ao 5º) e 36 funcionários, nos turnos manhã e tarde. Uma passarela coberta com policarbonato fará a ligação entre as duas construções (antiga e a nova).

Já na Escola Municipal Ângelo Buriche Coutinho, estão sendo finalizadas as obras que foram iniciadas e paralisadas pela antiga gestão. A unidade passa por reforma completa, incluindo telhado, piso, parte elétrica e outros. A extinta Escola Municipal Dr. Samuel da Silva Garcia, por sua vez, será transformada em Cemei para atender a demanda da localidade. A unidade possui previsão de início das aulas para o segundo semestre de 2019.

Veja também

Com o avanço da epidemia dengue na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) tem tomado uma série de medidas contra a proliferação
às
O registro da Onça-parda, raro do felino macho foi feito nos dias 6 e 7 de fevereiro, por meio de armadilhas fotográficas
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias