Itaboraí inicia segunda fase de vacinação contra febre aftosa e raiva na próxima quarta-feira (1º/11)

A campanha vai até o dia 30 de novembro com agendamento prévio sendo realizado na sede da SEMAGRI, em Venda das Pedras.
às
itaboraí 1

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), começa a segunda fase da vacinação contra a Febre Aftosa e Raiva para bovinos e bubalinos, na próxima quarta-feira (1°/11). A campanha vai até o dia 30 de novembro com agendamento prévio sendo realizado na sede da SEMAGRI, em Venda das Pedras.

Nesta segunda fase de vacinação, serão imunizados contra a febre aftosa e a raiva os bovinos e bubalinos de até 2 anos de idade. O secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, destacou a importância de manter o rebanho do município saudável.

“Pelo terceiro ano consecutivo, tivemos um recorde de vacinação contra a febre aftosa na primeira fase de imunização, levando o município à liderança entre as cidades com mais de 25 mil cabeças de gado em todo o Estado. Temos que ressaltar também a importância do trabalho da nossa equipe técnica, que vem atuando diariamente com o objetivo de prevenir e melhorar a saúde animal do município, além de orientar os produtores rurais sobre possíveis riscos e doenças”, disse o secretário.

Na primeira fase de vacinação, realizada entre os meses de maio e junho, foram vacinados os animais de todas as idades. Nesta etapa, foram imunizados 24.345 animais, entre bovinos, bubalinos e equinos, o equivalente a cerca de 90% de todo o rebanho existente no município. De acordo com a SEMAGRI, o município liderou o número de animais vacinados em todo o Estado do Rio entre as cidades com mais de 25 mil cabeças de gado.

Segundo a médica veterinária da Semagri, Claúdia Leal, a vacinação contra a febre aftosa é de extrema importância para os animais do município, visto que é uma das zoonoses mais contagiosas para esses rebanhos.

“A febre aftosa é uma doença contagiosa e que causa grandes perdas econômicas pela sua rápida disseminação no rebanho bovino. A transmissão da doença ocorre através do contato direto ou indireto com animais doentes, e também pelo contato com o ar ou utensílios e equipamentos contaminados. Por isso, a vacinação é extremamente importante para o controle da doença”, afirmou Cláudia Leal.

A vacinação deve ser agendada na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, que fica na Avenida 22 de Maio, altura do número 7557, em Venda das Pedras, ou pelo telefone 2635-7586.

Veja também

Profissionais concluíram a migração de jornada, alterando a carga horária de 18 para 30 horas semanais.
às
No Rio de Janeiro, o combustível, comercializado em média por R$ 4,80, se manteve estável em relação a novembro
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias