Itaboraí inicia segunda fase de vacinação contra febre aftosa e raiva na próxima quarta-feira (1º/11)

A campanha vai até o dia 30 de novembro com agendamento prévio sendo realizado na sede da SEMAGRI, em Venda das Pedras.
às
itaboraí 1

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), começa a segunda fase da vacinação contra a Febre Aftosa e Raiva para bovinos e bubalinos, na próxima quarta-feira (1°/11). A campanha vai até o dia 30 de novembro com agendamento prévio sendo realizado na sede da SEMAGRI, em Venda das Pedras.

Nesta segunda fase de vacinação, serão imunizados contra a febre aftosa e a raiva os bovinos e bubalinos de até 2 anos de idade. O secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, destacou a importância de manter o rebanho do município saudável.

“Pelo terceiro ano consecutivo, tivemos um recorde de vacinação contra a febre aftosa na primeira fase de imunização, levando o município à liderança entre as cidades com mais de 25 mil cabeças de gado em todo o Estado. Temos que ressaltar também a importância do trabalho da nossa equipe técnica, que vem atuando diariamente com o objetivo de prevenir e melhorar a saúde animal do município, além de orientar os produtores rurais sobre possíveis riscos e doenças”, disse o secretário.

Na primeira fase de vacinação, realizada entre os meses de maio e junho, foram vacinados os animais de todas as idades. Nesta etapa, foram imunizados 24.345 animais, entre bovinos, bubalinos e equinos, o equivalente a cerca de 90% de todo o rebanho existente no município. De acordo com a SEMAGRI, o município liderou o número de animais vacinados em todo o Estado do Rio entre as cidades com mais de 25 mil cabeças de gado.

Segundo a médica veterinária da Semagri, Claúdia Leal, a vacinação contra a febre aftosa é de extrema importância para os animais do município, visto que é uma das zoonoses mais contagiosas para esses rebanhos.

“A febre aftosa é uma doença contagiosa e que causa grandes perdas econômicas pela sua rápida disseminação no rebanho bovino. A transmissão da doença ocorre através do contato direto ou indireto com animais doentes, e também pelo contato com o ar ou utensílios e equipamentos contaminados. Por isso, a vacinação é extremamente importante para o controle da doença”, afirmou Cláudia Leal.

A vacinação deve ser agendada na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, que fica na Avenida 22 de Maio, altura do número 7557, em Venda das Pedras, ou pelo telefone 2635-7586.

Veja também

Encerradas definitivamente, sistema de transferências via DOC, um dos mais tradicionais meios de pagamentos bancários por décadas.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias