Após cinco anos de ausência no município, a Subseção Judiciária retorna a Itaboraí, na competência territorial, que abrange ainda os municípios de Tanguá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. Na tarde do último dia 29, o prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza participou da solenidade de inauguração das novas instalações da Subseção, localizada na Avenida Amélia Saraiva, nº 99, Centro, no 4º e 5º andares.
O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel, destacou sua felicidade em presenciar o retorno da Justiça Federal no município. E comentou que a Subseção funcionava em Niterói, o que ocasionava dificuldades de ida para os advogados e principalmente para os jurisdicionados.
“Muito dos jurisdicionados não sabiam como chegar até a Subseção ou até menos não tinham condições financeiras. A saída desta Subseção da cidade foi algo que nunca deveria ter ocorrido, e um dos meus compromissos com o município, ajudar no retorno da Subseção, tão importante para os advogados e jurisdicionados. A Justiça Federal foi e é a minha casa”, comentou Dr. Sadinoel ressaltando ainda o empenho do ex-presidente OAB de Itaboraí ,Jocivaldo Lopes e o atual presidente, Lauro de Mattos, que assumiu em janeiro deste ano, para o retorno da Subseção.
Para o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, o desembargador André Fontes, hoje foi consertado um dano que nunca deveria ter acontecido com Itaboraí. “Desde o início do nosso mandato tínhamos ciência deste desafio, que era retornar com a Subseção Judiciária para este município. Espero que se perpetue aqui e que nunca mais saia de Itaboraí”, disse o presidente destacando o empenho do prefeito de Itaboraí, essencial para este retorno.
Esta iniciativa tem o intuito de oferecer instalações físicas modernizadas, visando a uma prestação jurisdicional de melhor qualidade para os cidadãos deste município. O prédio foi projetado para atender com funcionalidade e conforto magistrados, servidores e usuários.
O 4º andar do prédio conta com a 1ª Vara Federal de Itaboraí, com as salas, administrativa, distribuição, OAB, oficiais de Justiça e protocolo. Já o 5º andar conta com a 2ª Vara Federal de Itaboraí, com sala para conciliação, periciais judiciais e videoconferência.