Itacoatiara, em Niterói, pode ter registrado a maior onda já surfada no Brasil

às

O surfista Gabriel Sampaio aproveitou, e muito bem, o swell que entrou na manhã de ontem, quinta-feira (19), no litoral de Niterói e pode ter batido o recorde da maior onda já surfada no Brasil, segundo fotógrafos e surfistas que estiveram na Praia de Itacoatiara.

Apesar das condições adversas, o surfista desceu numa “bomba” de aproximadamente seis metros, segundo foi reportado no local. Para comparação a maior onda surfada registrada no Brasil até o momento foi em 2019, na praia da Costa (ES), entre 5m e 6m de altura.

Ano passado, no último swell, em abril, ocorreu uma onda rara e poderosa, também no quintal de Niterói, na Laje da Besta. O fenômeno que acontece na Baía de Guanabara, desperta de tempos em tempos no Rio de Janeiro com ondas de aproximadamente 4 metros na entrada da Baia, entre o Pão de Açúcar e Niterói. Ou seja, o feito de Gabriel Sampaio no Shock em Itacoatiara conseguiu ser maior.

Nas primeiras horas da manhã, os salva-vidas da praia disseram à reportagem que o swell entrou com ondas de aproximadamente três metros. Porém, a tempestade subtropical Yakekan (que significa som do céu) afastou os surfistas. Isso aconteceu por causa do vento de Sul atingiu a praia e prejudicou a formação das ondas.

Não havia nenhum surfista no Costão ou no Pampo. Somente no Shock, atrás da Prainha, onde as ondas foram surfadas de tow-in, quando o surfista é puxado para onde por um Jet-Ski.

Apesar das ondas no local apresentarem os perigosos tubos de costume, o mar mexido por causa dos ventos prejudicou a performance dos surfistas.

 

Crédito: Jornal A Tribuna

Foto: Tony D’Andrea/ ItacoatiaraBigWave

Veja também

Ela caiu em frente ao Esporte Clube Fluminense, por volta de 16h20
às
As palestras serão destinadas para produtores rurais da região, principalmente aqueles que trabalham com agroindústria familiar
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias