Uma bebida láctea vendida em supermercados da rede Nagumo em São Paulo vem causando confusão entre consumidores ao ser confundida com leite.
O produto foi colocado na mesma prateleira do leite comum, mas, na verdade, é uma bebida láctea: uma mistura de leite com o soro de leite, um composto feito pela indústria para reduzir o preço ao consumidor.
Nas redes sociais, a imagem de um anúncio vendendo a bebida como soro também viralizou, com muitos usuários criticando o aumento da inflação.
Há muito tempo se fabrica, por exemplo, achocolatados e iogurtes com o soro do leite, que, nada mais é, do que um líquido residual da produção de outros lácteos, como o queijo.
“Se eu pego o leite e coloco um coalho [coagulador de leite], há uma concentração de proteína e gordura ali que vai formar o queijo. O líquido que sobra é o soro”, explica Andrea Esquivel, nutricionista e consultora técnica da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite).
O Whey Protein é outro exemplo de derivado. Este produto é a proteína isolada do soro de leite comercializado em pó.
Qualidade nutricional
Segundo Andrea, o soro de leite e as bebidas lácteas podem ser consumidos normalmente pelas pessoas, mas têm uma qualidade nutricional baixa quando comparados com o leite de vaca integral, diz Andrea.
“O leite é rico em cálcio e em proteínas e as bebidas lácteas têm menos desses nutrientes”, explica.
Já a nutricionista Tamiris Vieira Camargo explica que tanto o leite como o soro podem fazer parte de uma alimentação saudável.
“O grande problema está na falta de esclarecimento na rotulagem e embalagem, indo contra o princípio básico de que o consumidor tem o direito de saber o que está consumindo”, destaca.
Segundo o Ministério da Agricultura, existe uma norma que regula a venda de soro para o consumo humano nas formas líquida, concentrada e em pó.
“O soro de leite […] durante anos foi considerado um subproduto, sendo descartado pelas indústrias de laticínios junto às águas residuais ou destinado à alimentação animal”, explicou.
“O descarte do soro de leite é indesejável, já que o produto tem grande potencial poluidor e possui nutrientes passíveis de uso tanto na alimentação animal quanto na alimentação humana”.
Crédito: g1