Liberação de parte da nova faixa da BR-101 é adiada

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Foi adiada para fevereiro a liberação ao tráfego da nova pista construída na BR-101, no trecho entre a praça do pedágio e o Trevo de Manilha, na região entre São Gonçalo e Itaboraí. Inicialmente prevista para ser liberada ao uso de motoristas na segunda quinzena de janeiro, parte da obra, que integra o projeto de implantação da terceira faixa entre Manilha e Barreto, precisou ser reprogramada. Segundo a concessionária Arteris Fluminense, isso aconteceu por questões operacionais, como chuvas e alto volume de tráfego nas últimas semanas, devido às festas de fim de ano. A intenção é que a liberação aconteça antes do carnaval, facilitando o fluxo de veículos durante o feriadão.

A obra da terceira faixa que está sendo implantada no lugar do canteiro central, no trecho de 23 quilômetros entre o Barreto e Manilha, tem como prazo final abril de 2021. No entanto, com o objetivo de melhorar o trânsito na região, a obra foi dividida em lotes. Cada segmento tem, aproximadamente, cinco quilômetros de extensão. A medida em que forem concluídos, os trechos vão sendo liberados para o tráfego. O último trecho a ficar pronto será o da Avenida do Contorno que, portanto, terá a liberação autorizada em abril do ano que vem.

De acordo com a Arteris, concessionária que administra a via e realiza as intervenções, funcionários trabalham agora na pavimentação no sentido norte da faixa de rolamento desse primeiro trecho a ser liberado, no segmento entre o Trevo de Manilha (km 297) e a Praça de Pedágio (km 299). Nas próximas semanas, a previsão é avançar com a pavimentação até o trevo de Guaxindiba (km 303). Todos os dispositivos de segurança e iluminação em LED serão instalados para que os motoristas possam usufruir da via.

Além disso, a concessionária ainda trabalha em outros trechos. Atualmente, o processo de terraplanagem avança no sentido sul da rodovia e, agora, se encontram na região de Itaúna, no Km 308, em São Gonçalo, próximo ao posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Entre a a região do Apollo e Guaxindiba, máquinas e operários já trabalham na ampliação deste segmento. Os canteiros de obra da ampliação do segmento Barreto-Manilha estão isolados por barreiras de concreto e contam com um trabalho de sinalização de operadores indicando a movimentação de caminhões, que transportam material pétreo para obra.

Projeto – Ao todo, estão sendo construídos 46 quilômetros de pista onde existia um canteiro central que dividia as pistas, sendo 23 em cada sentido. O projeto pretende ampliar a capacidade da rodovia em 50%, garantindo mais fluidez ao trânsito. O trecho entre Manilha e Barreto, por onde circulam cerca de 100 mil veículos diariamente, é considerado o mais crítico quando o assunto é congestionamento.

A Arteris iniciou as obras de ampliação em abril do ano passado, quando recebeu a autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para dar início às intervenções. Estão sendo investidos na obra R$ 150 milhões.

Fonte: O Fluminense

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