‘Lona na Lua em Tanguá: Arte para Todos’ forma mais de 400 crianças e jovens

às
WhatsApp Image 2023-04-17 at 12.03.24

Durante cinco dias, o Lona na Lua Tanguá apresentou a conclusão do trabalho de 11 meses do projeto ‘Lona na Lua em Tanguá: Arte para Todos’, com a apresentação do clássico de William Shakespeare, ‘Sonho de Uma Noite de Verão’, que ganhou uma adaptação do Lona. Mais de 400 alunos entre 6 e 18 anos receberam o certificado das oficinas de teatro, música, dança circo, roteiro, cenografia, figurino e desenho. O projeto foi patrocinado pela Enel e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Presente no primeiro dia de apresentação, a analista de sustentabilidade da Enel, Taynara Rampini falou para o público sobre a alegria de estar em um projeto social representando a Enel, já que a própria é fruto de um projeto social também e sobre a importância de apoiar projetos sociais como o Lona na Lua.

“Para a gente como empresa, é muito importante estar incentivando projetos como o Lona na Lua. Apoiamos projetos culturais e de esporte em todo o (estado) Rio de Janeiro. Esse é um trabalho que a gente vem fazendo junto com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa que trouxe pra gente esse desafio de interiorizar a cultura”.

O prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, destacou a generosidade e a gratidão pelo Lona na Lua ter chegado a Tanguá e implantar o projeto na cidade.

“Quero destacar a generosidade do Zeca (Novais), como diretor, e de todos os loneiros que embarcaram há anos nesse sonho que hoje é o Lona na Lua. Gratidão por eles estarem aqui. Que essa Lona maravilhosa possa irradiar cultura e esperança por cada canto desse estado, e que Deus permita, desse Brasil”, disse.

Para o diretor e fundador do Lona na Lua, Zeca Novais, a gratidão também é a palavra que vem à mente.

“A palavra de hoje é gratidão. Depois de 11 meses de trabalho e oficinas, fizemos um mergulho nas artes aqui em Tanguá com apoio da Prefeitura que abriu as portas da cidade para o Lona. Conseguimos mostrar a população o que essas crianças são capazes de fazer e o que está guardado em seus corações, eles só estão mostrando para as pessoas o que podem fazer se estiverem oportunidade”, analisou.

Zeca ainda agradeceu o governo do estado e a Enel pela confiança no trabalho do Lona. “Queria agradecer a Enel e a secretaria de estado de cultura porque sem eles nada disso seria possível. Quem ganha são as famílias, nossos alunos e a comunidade”.

A importância

Em nota enviada pela Enel, a empresa falou sobre as oficinas e destacou a importância do projeto na sociedade de Tanguá.

Ao oferecer oficinas gratuitas de artes para adolescentes e crianças da rede pública de ensino, o Lona na Lua contribui para a formação de jovens cidadãos críticos e conscientes, criando mais oportunidades para todos e gerando valor para a sociedade. Além do viés de inclusão social, o projeto possui ações que contribuem para a construção de um futuro mais sustentável.  

O material didático do programa associa as oficinas de arte com o processo de reeducação socioambiental, com destaque para questões sobre esse tema. O projeto também usa materiais reciclados ou em reuso na construção dos figurinos e instrumentos musicais usados utilizados nos espetáculos. Neste processo, os jovens alunos aprendem sobre reciclagem e ecologia de forma lúdica e palpável, associando o tema a realidade em que vivem por meio de uma produção teatral inovadora, participativa e instigante.” 

 

 

 

 

Por Lívia Louzada

Veja também

Espraiado de Portas Abertas, o circuito de turismo rural da cidade e que completa 16 anos em dezembro. Tendo como tema o Mês das Crianças
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias