Lona na Lua leva Os Mistérios da Floresta à XIX Bienal do Livro

às

A 19ª edição da Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, vai ter um ‘pedacinho’ de Rio Bonito com muita arte. O projeto sociocultural Lona na Lua, nascido na cidade, se apresentará no evento entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro, levando ao público a magia e a beleza do Brasil com o espetáculo “Os Mistérios da Floresta”. A Bienal do Livro será realizada no espaço de eventos RioCentro, no Rio de Janeiro.

16 alunos do Lona, com idades entre 13 e 18 anos, participarão do espetáculo (Foto: Marllon Lopes/Lona na Lua/Divulgação)

O diretor do projeto, o artista Zeca Novais, descreve a apresentação como uma “celebração ao folclore brasileiro”. Cada espetáculo, que será realizado cinco vezes ao dia, terá cerca de dez minutos e acontecerá no pavilhão infantil “Pela Estrada a Fora (Pavilhão 2 – Laranja), às 11h, 13h15, 14h30, 15h45 e às 17h15. “‘Os Mistérios da Floresta’ é a cultura brasileira. Teatro, circo, música e dança, tudo junto e misturado. As pessoas vão encontrar a sereia Iara cantando, um curupira. Vamos estar mostrando o Brasil e suas brasilidades com muita música, poesia e uma explosão de cores”, explica.

Zeca aproveita ainda para destacar o trabalho do diretor de arte, Clebio Holanda, na produção do figurino que será usado no espetáculo. “Ele é um profissional brilhante. Pega as coisas, e remonta… No ano passado, recebemos dois caminhões de figurinos da TV Globo, e o Clebio pegou essas peças e fez um recorte, uma mistura muito maluca. Ele tá fazendo um trabalho incrível”, elogia o artista.

O convite para a participação na Bienal do Livro veio através da curadoria do evento. As curadoras Carolina Sanches e Martha Ribas visitaram a Lona na Lua e, segundo o diretor Zeca Novais, se emocionaram e aprovaram o projeto. Ao longo dos dez dias de participação, 16 alunos do Lona entre 13 e 18 anos estarão se apresentando para mais de 120 mil pessoas. E a palavra que resume o sentimento de toda a equipe que compõe o projeto é uma só: “felicidade”.

“Estou muito feliz, porque a gente trabalha muito duro. Se você reparar, as pessoas que compõem o projeto são de origem humilde. Somos trabalhadores que enxergam a vida de forma muito simples, mas a beleza está no simples. Saber que vamos estar no mesmo espaço que o Maurício de Souza, por exemplo… Eu não sei nem o que falar. Só de pensar eu me emociono”, divide Zeca Novais.

Ano marcante

O ano tem sido de grandes realizações para o Lona na Lua, que completou uma década de vida em 2019. Além das aulas, o projeto está em circuito com o SESC, percorrendo cidades do interior do estado do Rio. Em agosto, o Lona também comemorou um ano do lançamento da iniciativa Eu no Mundo, programa de conscientização social e de cidadania produzido e transmitido em parceria com a Inter TV, afiliada da Rede Globo na região, e com a Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj), que tem alcançado cerca de três milhões de pessoas.

Apresentação na Bienal do Livro é um dos momentos marcantes no 2019 do projeto (Foto: Marllon Lopes/Lona na Lua/Divulgação)

E em outubro, está prevista a inauguração do novo espaço do projeto, localizado na Rua Desembargador Admário Alves de Mendonça, no Centro de Rio Bonito.  “2019 é um ano de muitas dificuldades, porque fazer uma obra não é fácil, mas é um ano de muita benção e muita felicidade. Estar na Bienal é mais uma etapa que se inicia. Teve o Lona na Lua antes e depois do Caldeirão do Huck, e agora vai ter o Lona na Lua antes e depois da Bienal”, afirma o diretor do projeto.

“A gente quer mostrar que a arte pulsa de verdade no interior do Estado e do Brasil. Somos de uma cidade do interior que não tem teatro municipal, não tem cinema, mas somos um movimento sociocultural que é respeitado em todo o Brasil. Por isso chegamos à Bienal”. O responsável pelo projeto falou, ainda, sobre a oportunidade que a apresentação na Bienal representa para os alunos. “Uma molecada que às vezes não têm nem o dinheiro da passagem para vir pra cá, vai estar em um mega-evento com uma estrutura à nível internacional se apresentando pra 120 mil pessoas. Então, a arte mostra que eles podem ter possibilidades se trabalharem honestamente, com dignidade. A arte abre portas se você trabalha de maneira correta”, afirma Zeca Novais, que finaliza compartilhando um sonho. “A Bienal é o primeiro passo. Eu quero levar essas crianças para fora do país, e nós vamos, porque eles têm muita coisa pra mostrar”, garante.

 

A Bienal

A Bienal do Livro vai acontecer entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro, no RioCentro, localizado na Avenida Salvador Allende, 6.555, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os ingressos já estão à venda, podendo ser adquiridos no local ou pelo site da Bienal. As entradas estão no valor de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada), válida para estudantes, idosos, portadores de necessidades especiais e acompanhantes, jovens de 15 a 29 anos que pertencem a famílias de baixa renda, menores de 21 anos e professores e profissionais da rede pública de ensino do Rio de Janeiro.

Veja também

Ela caiu em frente ao Esporte Clube Fluminense, por volta de 16h20
às
As palestras serão destinadas para produtores rurais da região, principalmente aqueles que trabalham com agroindústria familiar
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias